O poker atual de 2021 nunca esteve tão competitivo. Já se foram os dias em que era possível imprimir dinheiro jogando uma estratégia ABC básica.
Hoje, um jogador de poker vencedor médio tem muitos truques nas mangas e ferramentas em seus arsenais. Imagine um soldado entrando no calor da batalha. Sem suas armas, ele é praticamente inútil e as chances de sobrevivência são extremamente baixas.
Se você se sentar em uma mesa de poker sem qualquer preparação ou conhecimento geral dos fundamentos do poker, os tubarões irão comê-lo vivo. Claro que você pode ter sorte uma vez na lua azul, mas a longo prazo, as coisas não vão acabar bem.
Com a evolução da estratégia de poker, você agora tem muitas ferramentas à sua disposição. Quer sejam sites de treinamento de poker online, conteúdo gratuito do YouTube, treinamento de poker ou blogs de poker, não há desculpa para ser um peixe no jogo de hoje.
Alguns dos fundamentos essenciais que você precisa utilizar, que todo jogador de poker deve ter em seu saco mágico de truques, seja você um jogador de torneio ou de jogo a dinheiro, são conceitos como combinações de mãos.
Se você fosse analisar uma grande amostra de jogadores de poker bem-sucedidos, notaria que todos eles têm um conjunto de habilidades em comum: Leitura de mãos
O que a leitura de mãos tem a ver com as combinações de mãos que você pode perguntar?
Bem, o poker é um jogo de dedução e para ser um bom leitor de mãos, você precisa ser bom em avaliar corretamente seus oponentes.
Depois de atribuir um intervalo a eles, você precisará começar a reduzir esse intervalo. Combinatória é uma das maneiras de fazer isso.
Pode soar como uma ciência quântica e é definitivamente um pouco mais complexo do que alguns outros conceitos de poker, mas assim que você pegar o jeito da combinatória, seu jogo irá para o próximo nível.
Combinatorics é essencialmente entender quantos combos cada uma das posições potenciais de seu oponente tem e deduzir suas posições utilizando conceitos como remoção e bloqueadores.
Existem 52 cartas em um baralho, 13 de cada naipe e 4 de cada valor, com 1.326 mãos de poker no total. Para simplificar as coisas, basta se concentrar em memorizar todos os combos potenciais para começar:
Aqui estão todas as diferentes combinações de cartas que você pode ter no poker, em ordem decrescente, da mais alta para a mais baixa. Não se esqueça de que no Texas Hold’em, você tem sete cartas disponíveis para construir sua mão de cinco cartas: suas duas cartas hole, mais as cinco cartas comunitárias espalhadas na mesa.
Você está segurando um straight flush quando suas cinco cartas combinam um straight e um flush. Bem simples! Portanto, você precisará de cinco cartas em ordem numérica que pertencem ao mesmo naipe. Quando dois jogadores têm um straight flush, o jogador que tem a carta mais alta vence. Um straight flush com Às alto também é chamado de Royal Flush: a melhor mão possível no poker!
Quatro cartas do mesmo valor. Quatro Ases é o four of a kind mais forte, enquanto quatro duques é a combinação mais baixa (mas ainda assim vai ganhar na maioria das vezes: é muito raro você testemunhar dois jogadores segurando “quads”). No Texas Hold’em, dois jogadores podem segurar a mesma quadra: por exemplo, se quatro Valetes forem distribuídos entre as cartas comunitárias. Nesse caso, o jogador que tiver a quinta carta mais alta (chamada de “kicker”) ganhará o pote.
Três cartas de um valor e duas de outro valor formam um full house. Full houses são classificadas em ordem decrescente: três reis e dois duques vencem três rainhas e dois quatros. Se dois jogadores tiverem um full house, o jogador que tiver a trinca mais alta ganhará o pote.
Um flush, precisa ter cinco cartas no mesmo naipe, independentemente sendo: Espadas, Copas, Ouros ou Paus. E caso ocorra de dois ou mais jogadores terem um flush, como sempre o jogador que tiver possuir a carta mais alta ganhará o pote. Se mesmo assim, os dois ainda tiverem a mesma carta mais alta, a próxima carta mais alta será usada para determinar o vencedor. Se dois jogadores tiverem a mesma segunda carta mais alta, a terceira carta mais alta … Você entendeu, né?
Quando suas cinco cartas formam uma sequência numérica, você está segurando uma sequência. Se dois jogadores tiverem uma sequência, o jogador que tiver a carta mais alta vence. Um Ás pode atuar como a carta mais baixa e a mais alta. Assim, Ás-2-3-4-5 e 10-Valete-Dama-Rei-Ás (a sequência mais alta possível) são duas formas perfeitamente aceitáveis de formar uma sequência.
Uma trinca se dá quando três cartas têm o mesmo valor. Três fases formam a melhor combinação possível de três iguais. Quando dois jogadores possuem a mesma trinca, os kickers serão usados para determinar o vencedor.
Um par e outro par! Tipo, digamos, dois reis e dois cincos, ou duas damas e dois setes. Quando dois jogadores têm dois pares, o jogador que tem o par mais alto vence. Se dois jogadores tiverem o mesmo par mais alto, o segundo par mais alto vence. Se dois jogadores tiverem os mesmos dois pares, o kicker será usado para determinar o vencedor.
Duas cartas do mesmo valor, dois Ases sendo o par mais alto e dois dois sendo o par mais baixo. Quando dois jogadores têm o mesmo par, um ou mais kickers serão usados para determinar o vencedor.
Uma situação meio desesperadora, já que você não tem nada: nenhum par, nenhum flush, nenhuma sequência, apenas cinco cartas aleatórias. Quando dois ou mais jogadores têm mãos de cartas altas, o jogador que mostra a carta mais alta vence, dois sendo a menor e os Ases a maior. Se necessário, a segunda, terceira, quarta e até quinta carta podem ser usadas para determinar o vencedor. Por exemplo, o Ás-Rei-Valete-5-2 vencerá Ás-Rei-Valete-4-2.
Agora que memorizamos isso, vamos ver um exemplo de mão e como podemos aplicar a combinatória no jogo.
Nós seguramos A ♣ Q ♣ no SB e 3 betamos o BTN aberto para 10BB com stacks de 100 BB. Ele acerta e nós enfrentamos um flop de
A ♠ 5 ♦ 4 ♦
Nós fazemos check e nosso oponente faz check back com 21 BB no meio
A vez é o 4 ♥
Apostamos 10 BB e nosso oponente paga um pote total de 41 BB
O river traz o 9 ♠
A ♠ 5 ♦ 4 ♦ 4 ♥ 9 ♠
Apostamos 21 BB e nosso oponente pressionava tudo, deixando-nos com 59 BB para pagar um pote de 162 BB, resultando na necessidade de pelo menos 36% de equidade do pote para vencer.
Nosso oponente está representando um intervalo polarizado aqui. Ele está maluco ou representando empates perdidos, então nos encontramos em uma situação difícil. É aqui que entra em jogo a utilização de combinatória para deduzir suas mãos de valor vs blefes. Agora precisamos reduzir seu alcance, considerando nossa linha e sua linha.
Primeiro, vamos dar uma olhada nas mãos que BLOQUEAMOS e NÃO BLOQUEAMOS
Como temos um Ás em nossa mão e há um Ás na mesa, isso deixa apenas 2 Às restantes no baralho. Portanto, há exatamente 1 combo de AA.
Nós BLOQUEAMOS a maioria dos Ases que ele pode ter, então podemos REMOVER alguns Ases de seu range.
Não BLOQUEAMOS o A ♦ porque temos A ♣ Q ♣ , e o A na mesa é uma espada, então ainda é possível para ele ter algumas mãos A ♦ x ♦ .
Fizemos check no flop para adicionar força ao nosso range de check call (embora uma aposta com um plano de triple barrel seja igualmente válida nesta situação SB vs BTN) e por causa disso o nosso oponente não pode nos colocar em A aqui.
Se ele for um jogador pensante, sua jam pode explorar nossa aposta por valor no river, transformando seus draws para sequência / flush perdidos em um blefe para nos fazer desistir de nossos grandes pares de mão e até mesmo fazer um call difícil com nossas mãos aparentemente fracas.
O problema em dar a ele um crédito significativo por essa parte de seu range de blefe é a questão de ele realmente dar shove aqui com um bom SDV (Showdown Value)?
Esses são os tipos de perguntas que devemos fazer para deduzir ainda mais seu alcance, junto com a aplicação das informações combinatórias que temos agora.
Agora, vamos dar uma olhada em todas as mãos malucas com Ax que nosso oponente pode ter.
Se ele tiver uma mão nutted como A4 ou A5, e assumirmos que ele está apenas pagando 3bets com mãos do tipo Axs, o único combo do mesmo naipe que ele pode ter é exatamente A ♥ 5 ♥ . Ele não pode ter A ♦ 5 ♦ ou A ♦ 4 ♦ porque o 4 e o 5 são outros na mesa para bloquear essas mãos.
Vamos dar uma olhada em todas essas mãos de valor:
Resta apenas 1 combo de 44 no baralho, 2 combos de A9s , 3 combos de 55 , 3 combos de 99 , 2 combos de 45s – algumas dessas mãos também podem ser apostadas no flop diante de um check.
1 Combo A5s , 2 Combos de A9s , 3 Combos de 55 (Com um 5 a bordo, o número de combinações de 55 é cortado pela metade de 6 combos para 3 combos), 1 Combo de 44 , 2 Combos de 45s , 3 Combos de 99
Total: 12 combinações de valores
Agora precisamos olhar para os blefes em potencial do nosso oponente
Com base na imagem do vilão, esta é a gama de blefes que atribuímos a ele:
Nem sempre estamos corretos em aplicar o intervalo exato de suas posses potenciais, mas enquanto você estiver próximo a esse intervalo, você ainda pode fazer algumas deduções para se colocar em posição de tomar a decisão final correta.
De acordo com o range que atribuímos a ele, ele tem 11 Value Combos e 9 Bluff Combos, o que nos dá uma equidade de 42%. Isso resultaria em uma aposta de valor esperado positivo , pois só precisamos de 36% de pot odds para fazer o call.
No entanto, a menos que você esteja jogando contra oponentes muito difíceis, você não verá alguém blefando em todos os 9 combos que atribuímos – provavelmente eles irão blefar na faixa de 4-6 combos em média, o que dá equidade na faixa de 20-30% de equidade . Isso não é suficiente para ligar.
No final das contas, tomamos nossa decisão com base no fato de que sentimos que nosso oponente tinha muito menos probabilidade de blefar neste ponto. Dado que já era uma decisão difícil no início, conseguimos encontrar o que acabou sendo a dobra correta.
Agora, tudo isso pode parecer um pouco opressor, mas se você começar a dedicar um minuto a mais em suas grandes decisões, ficará surpreso com a rapidez com que pode processar todas essas informações neste local.
Um bom ponto de partida é simplesmente memorizar todas as combinações de mãos possíveis listadas acima.
Eventualmente, contabilizar os combos do seu oponente em uma mão se tornará uma segunda natureza. Para chegar a esse ponto, muito trabalho precisa ser feito fora da mesa e no laboratório.
Conforme você passa mais tempo estudando e revisando históricos de mãos como o mostrado acima, você se verá intuitivamente e quase subconscientemente usando combinatória em sua árvore de tomada de decisão.
Aprender sobre valores das cartas, e combinatória é até simples se estudado de maneira correta, mas achar fichas com os melhores preços do mercado, e ainda contar com centenas de clientes que compram e aprovam é difícil de achar, mas nós da DM créditos contamos com mais de 10 anos de mercado e podemos te proporcionar tudo isso e muito mais.
Por isso, quando você pensar em fichas e créditos no poker, você pensou em DM créditos.
Entre em contato agora mesmo, e adquira suas fichas! Clique aqui!
Um abraço e até o próximo!