Saber calcular as suas probabilidades no poker é um passo para avançar um pouco mais na prática do jogo. É um tema que precisa de uma explicação um pouco mais aprofundada sobre alguns aspectos do poker.
Quando falamos especificamente sobre probabilidades, temos de explicar primeiro o que é um draw, um out, como se estabelecem as probabilidades e também um pouco sobre as mãos iniciais do poker. Somente assim será possível que se entenda as odds do poker de maneira completa e consiga usar isso ao seu favor. Confira!
Ter um draw é quando um jogador depende de apenas uma carta para que seu jogo fique completo, essa carta é o draw que ele precisa. Isso quer dizer que você dependerá das cartas da mesa para ter uma boa mão.
Podemos exemplificar isso quando um jogador que possui duas cartas de espadas e necessita que mais uma carta desse naipe sejam viradas na mesa para que um flush draw seja feito, obtendo assim uma mão mais forte e portanto uma maior chance de ganhar a rodada.
Nesse sentido, saber se você deve arriscar e continuar apostando acreditando que essas duas cartas serão abertas na mesa não é simplesmente questão de sorte. Se você for um bom jogador e souber calcular as suas odds nessa situação, terá uma chance muito mais alta de acertar na decisão de desistir ou de apostar, tendo assim, sempre melhores resultados.
Entretanto, mesmo sabendo sobre probabilidades, tomar qualquer decisão em cima de um draw nunca é fácil. Isso porque outros fatores que não a racionalidade do cálculo acabam interferindo nessa escolha, como por exemplo o aspecto psicológico.
Nesse sentido, pela pressão da aposta que está em jogo, pela frustração de ter que largar uma mão com bom potencial ou a adrenalina presente na crença de que a carta virá, pode ser que você acabe tomando a decisão errada naquele momento da partida.
Como o poker é um jogo em que há diferentes tipos de mãos finais a serem completadas, por consequência também há diferentes tipos de draws, e cada um deles deve ser jogado com um approach diferente. Para isso, é preciso saber e entender quais são os tipos de draw no poker. Confira!
É quando um jogador possui um conjunto de quatro cartas, entre as cartas da mão e da mesa, que sejam de naipes iguais.
Situação na qual o jogador possui uma sequência de quatro formada entre as cartas da mão e da mesa e depende de uma carta que ocupe uma das pontas dessa sequência. Um bom exemplo disso é quando se tem na mão um 8-9 e na mesa um 10-J , sendo que para completar seria necessário um 7 ou uma Q.
É quando um jogador precisa de uma carta específica para completar sua sequência. Como exemplo temos 6-7 na mão, enquanto na mesa estão o 9-10, dessa forma é preciso que um 8 seja virado para que a sequência seja completa.
Situação em que, para formar a mão ideal é preciso que duas cartas sejam viradas na mesa, não dependendo da sua posição na combinação. Por exemplo, ter na mesa uma carta de paus e na mão duas desse mesmo naipe faz com que você dependa que mais duas cartas de paus estejam no flop.
Tendo a noção de qual carta você necessita dentro da combinação que almeja fazer, fica muito mais fácil de calcular a probabilidade de que a carta deseja esteja para ser virada na mesa. É por esse motivo que entender mais sobre o draw é tão importante.
Partindo para a próxima definição da qual já fizemos referência no tópico passado, os outs são as cartas que completam os draws. Isso quer dizer que assim que definir qual é o seu draw você saberá qual é o out que precisará para completar a sua melhor mão possível na rodada.
Para saber qual decisão tomar, se é a de desistir ou seguir apostando no poker é saber quantos outs você possui, ou seja, quantas cartas podem te ajudar a completar sua mão e assim definir qual a probabilidade de que um desses outs esteja para ser virado na mesa. Para saber o número de outs é preciso ter uma atenção maior.
Para fazer isso você deve ter primeiramente a noção geral do baralho, quantas cartas ele possui, quais são elas, quantos naipes e também quais cartas você já conhece, que são as da sua mão e as da mesa. Com isso, você terá o número de cartas que ainda estão disponíveis, e quantas delas podem te servir como outs.
Lembre-se sempre de que você não é o único jogando e montando estratégias e que é preciso levar os adversários em consideração no momento de calcular os outs.
Nesse momento é preciso saber quais são os outs que você deve descontar daqueles que dariam melhores mãos aos seus oponentes e daqueles que podem se repetir, entre outras situações.
Dessa forma fica claro que o out é uma maneira de estimar suas probabilidades para tentar evitar uma decisão errada, mas é preciso adquirir uma boa experiência para que essa prática se torne mais fácil e assertiva.
As odds são o resultado matemático do cálculo que te informará quais são as chances reais que você terá de completar sua mão da maneira ideal pensando na disponibilidade de cartas do baralho. Existem algumas maneiras de calcular que são mais utilizadas pelos jogadores em geral.
Apresentaremos a seguir alguns desses cálculos que te poderão ajudar a entender quais as probabilidades de você alcançar uma das cartas que seja seu out e assim ter bons resultados no poker.
Cálculo da probabilidade de um out surgir entre um flop e um turn ou entre um turn e um river – Número de outs X 2
Cálculo da probabilidade de um out surgir entre flop e river – Número de outs X 4
Esses dois cálculos são os mais usados e costumam ser chamados de ‘cálculos de 2 e 4’.
A última definição a ser feita é a de pot odds, as odds no poker são as probabilidades de certas cartas aparecerem. Os pots odds são cálculos feitos para definir se vale mais a pena foldar ou apostar, definido os riscos para cada situação de aposta.
Para fazer esse tipo de cálculo é necessário que você divida a quantia da aposta que você precisaria fazer para pagar o valor apostado do adversário pelo valor total estimado do pote, chegando ao resultado que te fará entender qual probabilidade é a maior, a de perder ou a de ganhar a aposta e assim qual a melhor decisão a de correr ou a de apostar.
Um fator que você deve ter em mente é que se as pot odds forem maiores que as suas odds da mão incompleta (draw) há a maior chance de você ganhar a longo prazo, caso elas sejam menores você provavelmente irá perder.
Tendo como exemplo uma partida em que você tenha um flush draw entre o flop e o turn. Pelo cálculos você tem disponíveis um total de 9 outs. Para descobrir a probabilidade de se alcançar um desses outs e conseguir uma das combinações ideais você terá que dividir esse número de outs pela quantidade de cartas desconhecidas no momento do turn.
Nesse momento você tem conhecimento de 5 cartas, duas que estão em sua mão e três que já estão abertas na mesa. Sendo assim existem 47 possibilidades de cartas para aparecerem no virada do turn.
Levando tudo isso em consideração a probabilidade de se acertar um dos outs no turn é resultado da divisão de 9 por 47 (9/47), que é de 0,19 ou 19% que é igual a 4 para 1. Isso quer dizer que a probabilidade de você acertar é de 1 em 5, ou seja, a cada 5 tentativas uma será assertiva.
Tendo calculado essa probabilidade, você deve calcular o pot odd. Para isso vamos imaginar que nessa mesma partida seu adversário fez uma aposta de 500 em cima de um pote que já era de 1300.
O cálculo que você deverá fazer é de 500/1800, sendo esse último valor de 1800 o valor total do pote em conjunto com a última aposta do adversário (1300+500). O resultado dessa divisão é de aproximadamente 0,27 ou 27%.
Tendo feito isso você verificará que a porcentagem do pot odd é maior do que a probabilidade de você alcançar um out para ganhar a aposta. Com isso, a melhor decisão seria a de dar o fold, que seria correr da mão.
Caso esses cálculos tivessem dado ao contrário, a probabilidade de sair um out fosse maior do que o pot odd, sua melhor atitude seria a de cobrir a aposta de seu adversário.
No início pode ser que esses cálculos e pensamentos sejam mais complicados, mas assim como tudo no poker, ao longo do tempo, ganhando experiência tudo isso acaba sendo bem automático e simples.
Foi possível perceber que esse tipo de aprofundamento nos estudos das odds nos poker, podem lhe ajudar muito a ter resultados mais exatos e promissores nas partidas.
Entretanto, não se esqueça que não é somente as odds e as probabilidades que devem ser levadas em consideração na hora de se tomar as decisões. É preciso observar outros fatores como estilo de jogo dos adversários, o tamanho da sua banca e do seu stack e muitos outros.
Sendo assim, para que você tenha acesso a essa e outras estratégias e informações sobre poker esteja sempre ligado ao nosso blog, se mantendo atualizado de tudo que acontece no cenário do poker mundial você também garante um crescimento contínuo em sua carreira como jogador de poker, seja ela profissional ou não.
E lembre-se: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!