Para ser um bom jogador de poker é preciso conhecer todas as estratégias e termos que podem ser utilizados durante as partidas. Para te ajudar com isso, hoje te explicaremos o que é fazer um shove no poker e quais as melhores maneiras e momentos de utilizá-lo.
Antes de tudo o que você precisa entender é que o termo shove e o termo All-in no poker significam a mesma coisa, que é apostar todas as fichas que se tem em uma única rodada.
Tenha em mente também que tomar a decisão do shove no poker é extremamente importante já que, para permanecer jogando é preciso ter fichas e se você decide por fazer um shove e acabar perdendo, quer dizer que ficará sem fichas e consequentemente estará fora da partida.
Portanto, preste bastante atenção no que iremos apresentar para que você aprenda a shovar da maneira correta e assim permanecer o máximo nos jogos de poker.
A maioria das vezes que é recomendado shovar é quando o jogador se encontra de short-stack. De maneira simplificada, estar de short-stack significa estar com um pequeno número de fichas disponíveis para apostar. Quando se está nessa situação há pouco o que se pode fazer, mas ainda assim há como contornar a situação!
O shove no poker acaba sendo uma das estratégias utilizadas pelo jogadores para se recuperar desse tipo de situação. Para fazer isso da forma correta, é preciso saber como shovar da forma correta e no momento certo, sem arriscar ficar fora do jogo.
Para saber se é o momento certo para se shovar a primeira coisa que deve ser feita é olhar para o tamanho do seu stack. O stack é a quantidade de fichas que você tem disponíveis para jogar na partida de poker.
Para shovar é preciso olhar o quão pequeno está seu stack. O momento ideal é quando você perceber que não é possível jogar uma outra rodada de blinds. Isso quer dizer que existe um momento entre ter pouco e ter muito pouco em que você terá que apostar em all-in ou shovar, que são a mesma coisa.
Esse momento vai chegar quando você conseguir conciliar uma mão que não esteja tão ruim com um valor de fichas ideal, independente da sua posição na mesa.
O tamanho do seu stack para ser considerado um short stack varia um pouco de torneio para torneio, como por exemplo em um torneio turbo, ele é considerado a partir de 8 big blinds para baixo.
Já em um torneio regular um short stack é definido de 10 big blinds para menos. Se nessas situações você estiver com essa quantidade de fichas deve ter como a melhor opção o shove.
Um fator que deve entrar em sua análise de usar ou não o shove é a capacidade de dano do seu stack para seus adversários, ou seja, conseguir prejudicá-los na partida e ainda melhorar sua situação.
Isso costuma acontecer quando os outros jogadores, diferente de você, possuem muitas fichas e acabam indo na sua mão de all-in por acharem que você está fraco e tentarem te eliminar o mais rápido possível, o que é bom para você, que deveria ir de all-in de qualquer jeito, e ter a oportunidade de ganhar com uma mão forte.
É preciso lembrar que não é porque você está de short stack que deve esquecer os conhecimentos e estratégias do poker e fazer qualquer coisa com suas fichas e cartas, você deve continuar jogando!
Para isso, os principais passos são, em uma mesa de full-handed, tomar uma boa decisão com relação ao spot em que você irá arriscar e também conseguir reduzir seu range da maneira adequada.
Existem algumas mãos em que o all-in deve ser considerado de maneira diferente, por exemplo no heads up, em que há mais possibilidades de jogadas. O que você deve saber é que se você não estiver disposto a ir até o showdown caso algum jogador te pressione, não vale a pena nem que você entre nessa mão, mesmo com ou sem all-in.
Outra dica que podemos dar, é para você não ficar eternamente procurando a mão perfeita. Saiba que é possível ter bons resultados com mãos mais comuns, é preciso saber utilizar bem as estratégias e métodos do poker a seu favor, dependendo mais do que da mão, da sua posição e da situação em que está a mesa.
Um exemplo disso é estar na posição do botão, ou seja, do Dealer, que é extremamente vantajosa pelo simples fato de apostar por último. Se você estiver com uma boa mão e com um stack considerável você consegue até um stop and go, que significa um mini-raise seguido de um all-in depois do flop.
Quem joga poker há mais tempo sabe que as posições intermediárias, apesar de não serem as piores também não são das melhores, já que para arriscar é muito difícil uma vez que quem começou apostando pode estar forte e ainda terão de jogar no mínimo três jogadores depois de você.
Por esse motivo, se você está pensando em fazer o shove espere para que tenha uma mão mais forte para não ter tanto perigo de se prejudicar.
Dessa mesma forma você deve pensar quando estiver ocupando as posições iniciais da mesa, o small e o big blind, que são consideradas as piores posições já que são obrigados a apostar primeiro.
Entretanto existe uma vantagem para entrar de all-in nessa situação. Por ser considerado o pior lugar, quando você optar por fazer um shove passará a impressão de que sua mão está bastante forte, conseguindo amedrontar, ao menos um pouco, seus oponentes.
Para saber o momento ideal de se fazer um shove estando em short stack você deve ter em mente dois fatores principais, o momento do torneio e os prejuízos que que o stack do vilão pode te trazer.
Em relação ao stack, você deve ter em mente que se o valor estabelecido de all-in alcançar o máximo de 25% você poderá pagar um range bastante amplo. Nesse sentido, uma boa dica é aumentar o stack caso haja mais alguém de raise para falar depois de você, entretanto, somente faça isso se não houver comprometimento maior que 25% do seu stack.
Essa estratégia fará com que os outros jogadores sejam inibidos por essa agressividade e assim você terá mais chances de ganhar, uma vez que terá menos pessoas competindo pela mão.
No início do jogo, ou no momento chamado early game, não vale muito a pena entrar de all-in uma vez que essa agressividade não terá muito resultado pensando no final da partida, exceto quando sua mão estiver realmente forte, aí vale tudo!
Agora se essa situação de short stack aparecer em um middle game e late game, você pode cogitar melhor a possibilidade do shove já que isso poderá influenciar diretamente sua chegada e permanência no ITM. Tudo dependerá da sua estratégia e entendimento sobre o jogo.
Tudo isso pode parecer um pouco confuso, principalmente se você for iniciante. Acima de tudo lembre-se que o poker e todas as suas estratégias só irão funcionar se você de fato entender o funcionamento do jogo, tanto de forma geral quanto a partida ou torneio específico que você esteja jogando.
Para te ajudar nesse entendimento, nós da DM Créditos te aconselhamos a acessar nosso blog e ler nossos artigos que falam sobre todos os assuntos necessários para você se tornar um jogador de poker de sucesso e saber fazer um shove no poker.
Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.
Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!