Cursos de poker de André Akkari e sua história no esporte

Home » Blog » Cursos de poker de André Akkari e sua história no esporte

BLOG

January 30, 2023 2:12 pm

Cursos de poker de André Akkari e sua história no esporte

Mais do que um grande jogador de poker, internacionalmente reconhecido, André Akkari se firmou ao longo dos anos como o principal embaixador do esporte no Brasil. Fazendo bonito nos feltros e nos bastidores do esporte, a história de Akkari se mistura com a história do poker no país.

Em busca de respeito e reconhecimento, o esporte consegue a cada dia se livrar de velhos estigmas para se firmar como um dos jogos de cartas mais populares por aqui. 

No artigo de hoje, contaremos um pouco da história do craque, lembraremos suas principais conquistas dentro do esporte e vamos finalizar refletindo sobre como ele vem colaborando com o ensino de novas gerações através de seus cursos.

Vem com a gente que hoje o artigo promete!

Histórias cruzadas: André Akkari e o poker no Brasil

No começo dos anos 2000, André Akkari levava uma vida comum, como a maioria dos brasileiros. Morava na Zona Leste de São Paulo, convivendo com problemas crônicos de regiões periféricas: crime, drogas, falta de saneamento, transporte público precário e etc.

Faltava dinheiro para tudo, menos para comida.  

Com seus vinte e poucos anos, Akkari já trabalhava duro em uma empresa de tecnologia e ajudava os pais a sustentar a casa. Ganhando pouco mais que um salário-mínimo, se casou cedo – e foi pai logo em seguida. Vendia o almoço pra comprar a janta. Cheque especial e cartão de crédito estourados.  

Aos 31 anos de idade, Akkari conheceu o poker e as coisas começaram a mudar radicalmente em sua vida. 

Podemos pegar alguns números para ver aonde ele chegou: mais de 700 mesas finais, quase 250 títulos (e contando), campeão mundial, destaque nos maiores eventos de poker do mundo. Mesmo “pré-aposentado”, como ele mesmo diz, Akkari conseguiu um lucro de 750 mil reais com o poker só em 2022, além de conquistar um vice mundial. Disse ele em uma crônica:

“Poucos anos negativos, mas a maioria arregaçando. Quando vi, estava com dinheiro que nem sabia que podia existir. Empreendi e deu muito certo, empreendi e deu muito errado, perdi e ganhei em diversas instâncias. Mas do poker pra frente, o fantasma financeiro não me assombrava mais”.

Experiência no poker

Akkari começou a jogar poker na modalidade freeroll (torneios gratuitos). Conta ele em uma entrevista à Card Player que:

“Fiz um mapa de freerolls na parede da minha casa. Tinha os dias da semana, os horários, e eu colocava lá todos os freerolls disponíveis na internet. Sempre que era possível eu jogava. Fiquei três meses jogando freerolls, e então comecei a procurar informações”.

Ainda naquele ano de 2005, o jogador começou a estudar e a ler o material disponível na internet e nos livros, sendo que a maioria do que era escrito estava em inglês. Os bons resultados começaram a acompanhar esse esforço de estudo. 

Depois dos torneios gratuitos, Akkari começou a se arriscar em mesas com buy-in de 3, 5 e – quando dava – 10 dólares. Assim, as coisas começaram a se encaixar. 

Empolgado com as possibilidades que o poker abria, Akkari se juntou com Leo Bello e Leandro Pimentel, que participavam da organização do Campeonato Paulista de Texas Hold’em. Nessa fase, o jogador vivenciou boas histórias – como no dia em que jogou um torneio em comemoração do aniversário da lenda Doyle Brunson, quando faturou 22k. 

 Em 2008, André Akkari deu outro passo muito importante: passou a integrar o time da PokerStars e alguns anos depois, conquistou o tão sonhado bracelete do World Series of Poker. 

Na PokerStars tornou-se grande amigo de Neymar e foi o seu mentor dentro do poker. Juntos, disputaram grandes torneios pelo mundo. O craque da seleção brasileira é fã declarado do jogo de poker e, por isso, quis aprender com André Akkari.

Mudando o patamar de um esporte

A partir de suas conquistas, André Akkari começou a perceber que poderia ser muito mais do que apenas um grande jogador de poker. Poderia ser a alavanca de Arquimedes do esporte no Brasil, levantando-o o mais alto possível.

Até o início dos anos 2000, o poker era um esporte profundamente recriminado no país. A resposta para esse preconceito remonta a uma história de desentendimentos. Quando éramos governados por Getúlio Vargas, foi baixado um decreto governamental proibindo os “jogos de azar” por aqui.

O problema é que o poker nunca foi um jogo de azar, mas foi taxado com esse rótulo e precisou lidar – e ainda lida – com esse poderoso estigma.

Como mostramos aqui no nosso blog em vários artigos, o poker é um esporte de habilidade no qual a sorte não tem um papel preponderante. Falamos de teoria, estratégias e táticas de jogo que mostram o quanto o esporte exige de seus atletas.

Graças a figuras como André Akkari, o poker vem ganhando visibilidade:

“O que antes não se podia jogar, de repente Ronaldos e Neymares estavam fazendo propaganda na TV, torneios brasileiros entre os maiores do mundo, o país com o maior número de profissionais do mundo e hoje o mais vencedor”.

Sim.

Hoje, o poker ocupa outro patamar na cena brasileira e já foi, inclusive, incorporado no calendário esportivo do Ministério dos Esportes. Por isso, temos de nos lembrar de André Akkari e de outros nomes que ajudaram a consolidar uma imagem positiva do esporte aqui no Brasil, projetando-nos para o topo da cena internacional. 

Principais conquistas

Destacando-se tanto no poker ao vivo como no online, Akkari já ganhou diversos títulos importantes ao longo de sua trajetória. A lista não para de crescer, mas até aqui poderíamos destacar suas principais conquistas, quais sejam:

  • 2008: PokerStars WCOOP-32 Horse (premiação: 200k dólares)
  • 2008: PokerStars Sunday 500 (premiação: 91.250 dólares)
  • 2010: PokerStars $109+R NL Hold’em (premiação: 63.553 dólares)
  • 2011: WSOP – Event 43 – No Limit Hold’em (premiação: 675.117 dólares)
  • 2011: EPT – No Limit Hold’em (premiação: 75.004 dólares)
  • 2012: PokerStars Sunday Warm-Up II (premiação: 118.473 dólares)
  • 2013: LAPT São Paulo Main Event (premiação: 63.675 dólares)
  • 2015: EPT No Limit Hold’em (High Holler 8H) (premiação: 79.400 dólares)
  • 2017: PokerStars Championship Main Event (premiação: 317.960 dólares)
  • 2022: WSOP – Event 52 – Nine Game Mix 6-Handed (premiação: 135.878 dólares)

O WSOP de 2011 e seus significados

Sem sombra de dúvidas, o título de 2011 é um dos mais importantes na história de Akkari. Ele contou, em certa entrevista, que o poker já vinha crescendo muito por si só. Porém, após seu título:

“Ocorreu uma mudança radical, principalmente pela intensidade que foi o título, a gritaria em todas as mídias, a repercussão internacional com os organizadores da WSOP”. 

No Brasil, intensificaram-se as discussões sobre poker e a admiração em relação ao jogador profissional cresceu de forma significativa. De certa forma, André foi um farol para a geração seguinte, mostrando que havia possibilidades do esporte crescer no país.

Um bracelete muda o status de qualquer jogador, claro. Mas quando é conquistado por um país com pouca tradição no esporte, ele tem a potência de balançar estruturas. 

Além da grande conquista do WSOP, André Akkari tem uma atuação impactante no European Poker Tour (EPT), circuito criado em 2004 que já visitou quase trinta cidades em vinte países diferentes, com a realização de mais de uma centena de torneios.

Contamos um pouco sobre a história de Akkari nessa competição em especial. Você pode visitar esse artigo clicando aqui

Sites especializados estimam que as premiações de poker de André Akkari estão perto dos 15 milhões de reais. 

O gosto pelos e-sports

Além de poker, André Akkari é co-proprietário e investidor da Furia Esports, equipe brasileira de esportes eletrônicos. A Furia atua no meio profissional montando equipes para jogos eletrônicos, como Counter-Strike: Global Offensive, Rocket League, League of Legends, Valorant, Rainbow Six: Siege e Free Fire.

A Furia foi fundada em 2017 e vem se destacando nas competições nacionais e internacionais. Vale destacar, inclusive, que a equipe de Counter-Strike vem se destacando nas competições internacionais mais recentes. Em 2022, a empresa de Akkari foi apontada como a quarta maior organização de esportes eletrônicos do mundo em uma pesquisa realizada pelo portal norte-americano Nerd Street.  

Curso de poker de André Akkari

Atualmente, André Akkari usa diferentes canais para se comunicar com os seus fãs e transmitir seus conhecimentos em poker. Parte desse conteúdo é disponibilizado de forma gratuita. Então não perca tempo e siga nas redes sociais e YouTube.

Seus cursos, atualmente, estão organizados em uma plataforma chamada Inagame. 

Com o objetivo declarado de formar jogadores profissionais, a equipe de Akkari vem se dedicando a recrutar futuros talentos que podem estudar os detalhes técnicos do jogo com ele. 

O QG Akkari Team oferece diversos cursos, dos quais vale destacar:

Filosofia de Mãos

Nesse curso, oferecido em parceria com Leonardo Bueno, Akkari aborda aspectos estruturais e conceitos fundamentais do poker. O foco do curso é o desenvolvimento de raciocínio em determinadas situações. São, ao todo, sete aulas que abordam diferentes situações limítrofes dentro do poker, que obrigam os jogadores a tomar decisões difíceis. 

Poker Avançado

Dividido em três temporadas e somando 36 episódios com uma média de uma hora cada, é o curso mais completo oferecido pelo craque. Como o nome sugere, a abordagem aqui é focada em jogadores de nível mais avançado e com uma carga maior dentro do esporte. 

A ideia é estudar alguns programas importantes, como o Power Equilab, Hold’em Resources e Flopzilla, além de estudar mãos pré-flop, turns, rivers, range de mãos, faixas de stack e muitas outras coisas. É um conteúdo excepcional para aqueles que têm grandes objetivos com o poker.  

Poker Intermediário

Curso essencial, pensado como objetivo de ser a porta de entrada para os conceitos básicos e intermediários do poker profissional. A ideia do curso é oferecer as ferramentas necessárias para poder buscar ser lucrativo e pensar de forma lucrativa. 

O curso é dividido em temas e cada tema conta com um número específico de aulas. São eles:

  • Perfil do jogador de poker;
  • A lógica do poker;
  • Princípio básico lucrativo;
  • Range;
  • Como apostar no poker;
  • Tipos de flop, turn e river;
  • Grupos de mãos;
  • Evolução de torneio;
  • Fases do torneio;

Conclusão 

Hoje falamos sobre o fenômeno André Akkari, grande jogador e embaixador do poker no Brasil. Falamos um pouco sobre sua história e como o craque vem contribuindo para elevar o patamar do esporte no país. 

Falamos, também, sobre seus esforços recentes de criar conteúdo de poker voltado para jogadores de todos os níveis, que sonham experimentar com o esporte aquilo que ele começou a experimentar há duas décadas.   

Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado. Por isso, o que precisar é só chamar a DM créditos que te ajudamos a fazer as escolhas mais seguras!