É possível viver de poker em 2021?

Home » Blog » É possível viver de poker em 2021?

BLOG

October 31, 2021 3:41 am

É possível viver de poker em 2021?

Uma pergunta que muitos fazem com frequência é se é possível viver de poker e ganhar a vida jogando. De fato, até mesmo amigos e família de jogadores profissionais vivem os perguntando se realmente isso é verdade.

Sim, você pode viver de poker. No entanto, não é fácil. Você tem que trabalhar duro para ser um jogador vencedor hoje em dia. Você também tem que ser muito disciplinado. Entretanto, para algumas pessoas, jogar poker para ganhar a vida permite muita liberdade.

Mas há muitos fatores diferentes envolvidos nesta questão. Depende de seu nível de habilidade, de sua ética de trabalho e de sua situação de vida. Para algumas pessoas, ganhar a vida jogando poker pode ser possível. Para outros, não.

Portanto, neste artigo iremos responder de uma vez por todas se você pode ou não viver de poker na internet ou ao vivo.

Poker: um jogo de habilidade

A principal razão que faz ser possível viver de poker, até mesmo em 2021, é porque o poker, assim como o xadrez, é um jogo de habilidade.

A primeira coisa que precisa ser tratada é que o poker é de fato um jogo em que, a longo prazo, as melhores decisões, tomadas pelos melhores jogadores, prevalecem. E, portanto, isto significa que se você jogar melhor que a maioria de seus oponentes, no final, você ganhará dinheiro.

Contudo, muitas pessoas, provavelmente pelo menos 3/4 da população, até hoje ainda pensam que o poker é só um jogo de sorte. Afinal de contas, muitas vezes é jogado em um cassino com outros jogos de azar puro.

Certamente, ninguém poderia ganhar R$5000+ por mês com o poker logo de cara. Até mesmo ser um jogador break-even (que não ganha e nem perde) pode ser difícil no começo. A batalha pela lucratividade é constante, e isso precisa de aprendizado. E se o aprendizado é a chave do lucro, logo, os jogadores mais experientes são os que lucram mais, e, assim, ganham a vida.

O fator sorte

O resultado final com o poker é que sim, há realmente muita sorte envolvida no curto prazo. 

Entretanto, a longo prazo (que é a única coisa que importa para os profissionais), as pequenas oportunidades em que a habilidade faz toda a diferença são conquistadas a cada dia e somam-se a grandes lucros. E é por isso que sim, você pode ganhar a vida jogando poker.

Mas não se engane, quando dizemos isso, estamos focando no longo prazo mesmo! Os jogadores de cash game só vão começar a analisar seus lucros no final do mês, após em torno de 50.000 mãos jogadas. Para quem joga torneios, esse prazo pode ser ainda maior, sendo visto trimestralmente ou até mesmo semestralmente. 

Afinal, quem pode ganhar a vida jogando poker?

Mas quem pode realmente jogar este jogo profissionalmente? Bem, qualquer pessoa em teoria.

Contudo, na realidade, as coisas são muito diferentes. Pode-se dizer que mais de 95% dos profissionais são jovens (de 20 a 40 anos) e geralmente são solteiros. A razão pela qual jogar este jogo profissionalmente funciona para eles, é porque eles não têm dependentes ou exigências de seu tempo. E o custo de vida para pessoas assim, em tese, é absurdamente baixo.

Isso faz com que eles suportem a variância do fator sorte em um curto prazo e possam focar somente nos seus resultados financeiros de longo prazo, algo que é essencial para quem busca viver de poker.

E o compromisso de tempo é provavelmente o maior problema. Entre as pessoas que jogam poker para ganhar a vida, isto é literalmente tudo o que fazem. Afinal, eles precisam ter um diferencial em relação aos jogadores recreativos, e esse diferencial é o estudo e a dedicação que colocam, em tempo e em esforço.

Os profissionais estão absorvidos neste jogo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você está sempre pensando sobre isso em algum nível e a maioria de seus amigos provavelmente serão outros profissionais também.

Daniel Negreanu até mesmo discute isso em seu novo programa de treinamento de poker. Se você realmente quer ter sucesso neste jogo, então ele diz que você precisa estar totalmente obcecado em melhorar suas habilidades.

Saber lidar com a variância e as frustrações

Outra parte inevitável deste jogo, tanto para profissionais quanto para amadores, são as longas “downswings”, períodos de tempo em que a variância não os favorece, e, às vezes, eles acabam perdendo dinheiro. Isso é algo que não acontece com outros profissionais. Quando um dentista, por exemplo, sai para trabalhar em seu consultório, não existe a possibilidade de ele voltar para casa com menos dinheiro. No poker, sim.

Não há muitos outros empregos por aí onde você aparece, investe seus dias sólidos de trabalho e depois recebe um salário negativo no final.

E quando isto continua acontecendo por dias ou semanas a fio, nem sempre é fácil colocar um sorriso no rosto e simplesmente esquecer. O poker às vezes é uma maneira “muito difícil de ganhar a vida facilmente”.

Portanto, as pessoas que podem ganhar a vida jogando poker muitas vezes se encaixam em um perfil bastante estreito. Jovens, sem muitos compromissos, e viver em algum lugar com um baixo custo de vida também ajuda muito.

Devo tentar viver de poker?

Mesmo que você se encaixe neste perfil, a melhor pergunta poderia ser se você deve continuar jogando poker profissionalmente. Bem, em relação ao poker online, o ambiente neste momento não é realmente tão bom quanto um dia já foi. Os jogos têm se tornado mais difíceis nos últimos anos e o valor dos programas de rakeback também tem diminuído em alguns casos. 

No entanto, nunca faltou e nunca faltarão jogadores recreativos que jogam por diversão e alimentam os jogadores que se empenham e estudam o jogo para ganhar deles. A resposta básica a esta pergunta seria: sim, ainda há chances de viver de poker em 2021, contudo, é preciso se dedicar mais do que nunca e fazer isso rápido, pois a cada dia, milhares de pessoas vêm decidido levar este esporte a sério.

É importante notar também que ser um jogador de poker profissional a longo prazo, é algo que muito poucas pessoas têm a capacidade de fazer. Isso requer uma verdadeira paixão por este jogo, mesmo quando ele está chutando a sua cara por longos períodos de tempo.

Também é necessária uma forte ética de trabalho e um esforço constante para melhorar. E, por último, requer por vezes um controle emocional quase sobre-humano. Muito, muito poucas pessoas têm todos estes traços. Muitas terão alguns, mas não todos. Com tudo isso dito, não cremos que seja correto dizer a alguém que tem uma verdadeira paixão por este jogo para não ir atrás de seus sonhos. 

Quem acredita, sempre alcança

Para alguém que realmente quer se tornar um jogador profissional de poker (seja ao vivo ou online), ele vai fazer com que isso aconteça, não importa o clima atual do poker.

Há inúmeros exemplos de pessoas que conquistaram excelentes lucros nos últimos anos através de nada mais do que uma vontade de sucesso, que os fizeram estudar e serem mestres nesse jogo. Principalmente, essa vontade os fizeram até mesmo trabalharem traços de sua personalidade, como desenvolver uma paciência, um autocontrole e uma estabilidade emocional maior, algo que é estritamente necessário nessa profissão.

Já para quem está começando, apesar de realmente sabermos que é possível viver de poker em 2021, é sempre bom ter cautela, isso em tudo o que você for começar na sua vida. Se você realmente quer viver de poker, é interessante ter algum tipo de plano de reserva ou melhor ainda, outras fontes de renda.

Se tornar-se um jogador profissional de poker é algo que você realmente quer fazer, então dê a ele um período de experiência claramente definido de, digamos, 6 meses ou um ano e vá em frente. Contudo, é importante saber que nesse tempo de aprendizado, dificilmente você terá grandes ganhos, até mesmo para se manter.

Considerações finais

O poker é um jogo de habilidade a longo prazo. Portanto, se você utiliza uma estratégia de poker que seja fundamentalmente sólida e joga consistentemente contra pessoas que são piores do que você, então, no final, você ganhará e conseguirá lucrar com isso. É pura lógica.

Entretanto, ganhar a vida com o poker não é algo que qualquer um possa fazer. Afinal de contas, se fosse tão fácil, então todos estariam fazendo isso. Quem não gostaria de ficar sentado o dia todo jogando um jogo de cartas ‘bobo’ e viajando para lugares exóticos ao redor do mundo?

A realidade é que há uma porcentagem muito pequena de pessoas que poderiam realmente fazer isso acontecer. É preciso uma situação específica de estilo de vida e um indivíduo muito único que seja altamente motivado, muito estável emocionalmente e que tenha uma verdadeira paixão por este jogo.

Entretanto, se isto é algo que é realmente um sonho e uma paixão sua, então você encontrará uma maneira de fazer isso acontecer. Há muitas pessoas por aí ganhando bastante dinheiro com isso e que vem estudando e melhorando no jogo dia após dia.

Fique ligado!

Para lhe ajudar nessa jornada, nós da DM Créditos oferecemos uma série de artigos para você estudar dia após dia e também acompanhar o mundo do poker. Eles podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre tudo deste esporte que tanto gostamos.

Se for da sua decisão começar a viver de poker, conte conosco. Não só proveremos todo o conteúdo que você precisa para se aprimorar, como também realizamos operações de compra e venda para que você possa adquirir seus créditos nas maiores salas de poker online do mundo.

Nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, através de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.

Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!

Facebook | DM Créditos
Whatsapp: (31) 9 8472-3490