ICM no poker: o que é e quando usar? Vem que te explico

Home » Blog » ICM no poker: o que é e quando usar? Vem que te explico

BLOG

March 24, 2021 7:23 pm

ICM no poker: o que é e quando usar? Vem que te explico

Quero que você pare 1 segundo e analise tudo que tem ao seu redor que teve a matemática como base para ser criado. Desde seu aparelho celular que tem uma determinada quantidade de memória, até o seu carro que desempenha uma certa quilometragem por litro de gasolina. Tudo tem matemática envolvida, não é?

Segundo historiadores a matemática teria emergido no ano 3500 a.C, e teve e seu surgimento no Egito antigo e império Babilonico, e esses dois povos possuíam álgebra e uma geometria para seu dia a dia, mas apenas para tarefas mais simples e práticas, nada comparado com o que é hoje em dia.

Você deve estar se perguntando, o que a matemática tem a ver com o poker, e eu te explico. Primeiramente, assim como a matemática, o poker é basicamente é como uma ciência exata também, só que do seu jeitinho.

E com um certo tempo tempo as escolhas matemáticas mais assertivas têm a tendência de ganhar com mais frequência, mesmo que algumas vezes situações aleatórias podem definir o campeão em algumas mãos isoladas.

E se você almeja fazer parte desse grupo de vencedores a longo prazo, você precisa aprender a jogar com a razão ao seu lado e com a matemática do poker. 

A matemática no poker se aplica para você fazer sempre as melhores decisões, baseadas na razão, por exemplo se hipoteticamente você acha que seu oponente tem um flush draw, você deve apostar um valor para se ele pagar a sua aposta, ela não seja lucrativa a longo prazo, e segundo alguns especialistas essa é uma jogada certa.

Usando o racional

Além de que, o poker possui diversas possíveis jogadas desse tipo, para você apostar um valor, atrair seu oponente que não utiliza o racional em suas decisões, assim levando ele a cometer um erro. Sendo assim você acaba lucrando no longo prazo, por isso o poker depende bastante de sua paciência, por isso lembre-se, respire fundo, e dê ouvidos ao seu racional. 

Por isso é de extrema importância saber sobre a matemática do poker, ela vai te ajudar a tomar as decisões que irão te favorecer no longo prazo! Caso queira aprender a fundo sobre a matemática do poker, clique aqui, e leia nosso post sobre a matemática do poker. 

Mas vamos para o assunto do nosso artigo

Se você já jogou com jogadores de poker, profissionais, ou é um jogador profissional, já se deve ter pairado sobre suas mesas ou rodas de amigos, a expressão, ICM no poker e, aposto que você deve ter ficado boiando boiando no assunto, mas a partir de hoje você nunca mais vai ficar boiando nos assuntos, porque hoje vou te explicar detalhadamente sobre ICM no poker: o que é e quando usar.

Resumindo o ICM é um cálculo matemático que os jogadores profissionais usam para saber a equivalência de suas fichas em um torneio. Estes cálculos servem para ajudá-los a tomar as melhores decisões nas mãos seguintes, de uma partida, e ou para decidir, se o acordo de divisão dos prêmios de um torneio, será feita de maneira justa.

Só pelo fato de você saber fazer esse cálculo evitará que te “passem a perna” nos torneiros. E assim como na teoria de Albert Einstein sobre relatividade, no poker o valor das fichas também é relativo, e cada torneio possui o seu, sendo assim um big blind vale mais para o short stack do que para o chip leader.

E a dissimetria entre o número de fichas e o valor monetário está totalmente relacionada à composição de pagamentos de torneios, na qual você está jogando. Sendo assim um determinado número de fichas pode valer mais ou menos, o que depende de você estar jogando um torneio satélite ou um torneio em que o campeão leva o prêmio integralmente.

ICM não é fácil

E pra te falar a verdade, se você já joga poker há um tempo e não utiliza as calculadoras ICM, é extremamente difícil. E se você realmente não sabe o que significa ICM (Independent Chip Model) que basicamente quer dizer modelo independente de fichas, que é um preceito de imputar um valor monetário às fichas de um determinado torneio de poker.

 Mas porque você usaria isso em seus jogos? O que implica isto é que o acréscimo ou apoucamento no seu montante de fichas não está nem um pouco alinhado com o valor monetário. Sendo assim, triplicar, quadruplicar o montante de fichas não está nem um pouco alinhado com o valor monetário final.

Mas como posso usar o ICM, como parte de minhas estratégias de poker?

Exemplos utilizados na prática:

Utilize sua imaginação, e imagine o torneio de poker dos seus sonhos, e que na mesa final restou você e mais três jogadores, totalizando quatro jogadores. o cálculo do ICM te trará o valor exato de premiação seu e de seus oponentes caso houvesse um possível acordo entre vocês quatro, tendo em conta as stacks de cada um

Vou dar um exemplo rápido meu, utilizando a calculadora. Imagine o seguinte torneio:

Existem 10000 fichas em jogo, e restaram apenas 5 jogadores no torneio, Prêmios de $1000.

Lugares 1, 2 e 3 recebem 50%, 30% e 20% do prêmio inteiro, respectivamente.

De acordo com o ICM, qual o EV ou valor monetário de cada tamanho do monte? Sendo:
  • Jogador 1 – 4.000
  • Jogador 2 – 2.500
  • Jogador 3 – 2.000
  • Jogador 4 – 1.000
  • Jogador 5 – 500

Para chegar ao valor monetário de cada um dos cinco montantes de fichas, precisaremos inserir as informações numéricas em uma calculadora de ICM. Os resultados a seguir serão produzidos:

  • Jogador 1 – $328,2
  • Jogador 2 – $256,7
  • Jogador 3 – $222,9
  • Jogador 4 – $126,0
  • Jogador 5 – $66,0

O que se pode observar ao jogar com o auxílio de uma calculadora de ICM é que quanto maior for a principal premiação, se torna mais valioso estar entre os principais montantes. Vamos calcular com as mesmas informações numéricas, só que, desta vez simular uma estrutura, na qual o prêmio como se o vencedor levasse o prêmio integralmente, e os outros nada.

  • Jogador 1 – $400
  • Jogador 2 – $250
  • Jogador 3 – $200
  • Jogador 4 – $100
  • Jogador 5 – $50

Observe que cada um dos valores de $EV estão pactuados uns aos outros, aproximadamente, muito mais juntos. Possuir a liderança de fichas, será menos que uma vantagem neste panorama.

E  se fosse decidido que os pagamentos fossem de 20% para os 5 primeiros players, cada um teria um $EV de $200. Sendo assim neste caso seria completamente irrelevante possuir a liderança.

E veja que aqui a divisão é proporcional ao número de fichas que temos, sendo assim, quanto mais um torneio chegar próximo de uma estrutura de “o campeão leva tudo”, mais perto de uma ficha-EV seus cálculos de $EV também estão. 

Mas como posso calcular o ICM?

Te dei exemplos do uso da calculadora, e você deve estar se perguntando, como faço este cálculo? Poderia facilmente te ensinar uma fórmula matemática gigantesca para chegar aos valores do ICM, mas na hora que você estiver em ação nas mesmas, você não terá tempo para fazer cálculos matemáticos, em plena partida.

Os cálculos são muito complexos, e o uso deles varia de acordo com cada torneio, fora também que o cálculo deve ser feito a cada ação, imagine só, você fazendo um cálculo extremamente complexo em meio a partida.

E para fazer este cálculo, existem várias calculadoras para fazer este trabalho de maneira simples e rápida. E mais importante, sem atrapalhar sua partida.

A mais utilizada pelos grandes jogadores é a ICMIZER, basta você preencher os valores, pedidos na plataforma, como quantidade de jogadores, faixa de premiação e stacks dos jogadores na sua mesa, e a calculadora determina se a jogada valerá a pena.

Quando vale a pena hesitar um ICM?

Só vale a pena considerar utilizar os cálculos de ICM nos momentos mais decisivos de torneio, especialmente nos finais, pois um simples cálculo pode trazer a vitória mais próxima de você. Um momento na qual vale muito a pena utilizar do cálculo, por exemplo, na mesa de semifinal, na bolha da mesa final e na própria FT. 

Exemplo, em uma situação da última mesa, mesa final, em que você tem convicção que deverá jogar tight, o ICM irá te ajudar a saber o quão tight você precisa ser em determinado spot.

Cálculos de IMC, te ajudam a ter uma perspectiva boa de como explorar os edges de seus adversários, quando você está na posição contrária, Como no exemplo acima, quando você tiver que jogar de maneira mais dura no FT, pode usar as informações de ICM para ter um melhor aproveitamento nos edges.

Outro ótima situação para se utilizar dos cálculos é no momento de fazer s, essencialmente se você está em vantagem uma vantagem muito grande em relação ao seu adversário.

Neste exato caso, o cálculo de IMC vai te mostrar que você possui a maior probabilidade de levar a maior premiação, sendo assim pedir um ideal por ICM, quando você está bem em fichas no torneio, irá lhe garantir um ótimo acordo.

Mas cuidado, poker é mais do apenas cálculos.

Mas não se esqueça que o ICM é apenas a ponta do iceberg  com relação a tomar decisões nas mesas, principalmente nos momentos decisivos do torneio, este cálculo serve para você complementar o seu jogo.

Existem diversos outros aspectos que influenciam no final de uma mesa, como por exemplo sua edge sobre os oponentes, como eles estão jogando, quem são eles, sua vida no torneio, etc.

Conceitos, teorias de poker, e os cálculos são de extrema importância para te auxiliar na hora de tomar decisões e aprimorar sua jogabilidade, mas o poker é muito mais do que apenas cálculos.

E caso queira aprimorar sua jogabilidade e aprender ótimas estratégias, acesse agora mesmo o nosso blog, temos as melhores dicas, escritas de maneira simples e intuitiva, para um melhor aprendizado para você!

O que faz o poker ganhar os corações de milhões, é por ser um jogo extremamente dinâmico e intuitivo e que sofre mudanças frequentemente. Além de suas variáveis em cada jogada serem imensas.

Há diversos fatores que só você, um jogador regular e, acima de tudo, humano, pode conseguir considerar como forma adequada e fazer a junção de todas as informações fornecidas pelos mais diversos softwares como o próprio ICM, dados do HM e etc. Mas para tomar a melhor decisão possível, apenas você pode fazer.

E com toda certeza estudar estratégias e o próprio ICM, utilizá-lo para melhorar sua jogabilidade e te agregar com isso, mas não deixe que apenas um simples cálculo guie por completo seu jogo, na qual você precisa de muito mais fatores para alcançar a vitória.

Poker é um jogo em que vários aspectos unem na decisão de uma mão, o cálculo IMC é apenas um entre vários fatores, na qual um competidor precisa levar em conta 

É bom ter cuidado

É uma calculadora extremamente útil e universalmente utilizada pelos players? Sim. E a sua popularização comprova a sua necessidade de uso para a esmagadora  maioria dos competidores. Por tanto, é bom ter cuidado para não achar que o ICM vai te dizer sempre qual melhor decisão tomar na mesa de poker.

E aí, como quer aplicar esse cálculo sem ter fichas?

Entre em contato conosco agora mesmo, e adquira agora suas fichas, nós da DM créditos possuímos os melhores preços, e sempre prezando por uma cotação justa, e uma ótima experiência para o cliente, isto é resultado de quase 11 anos de mercado, então confie em quem sabe o que faz!

Nossos canais de atendimento são:

💻https://dmcreditos.com.br/

💻 Facebook | DM Créditos

📲  Whatsapp: (31) 9 8472-3490