O que é ITM no poker? Vem que te explico!

Home » Blog » O que é ITM no poker? Vem que te explico!

BLOG

May 13, 2021 1:52 pm

O que é ITM no poker? Vem que te explico!

Opaa, tudo bem? Cada tribo tem sua linguagem própria principalmente quando se trata de esportes. E no poker não podia ser diferente. Este esporte que vem conquistando adeptos de forma surpreendente também tem suas expressões próprias.

Chega pra cá, se acomode confortavelmente que vamos bater mais um daqueles bons papos sobre poker. Hoje vamos falar sobre o ITM no poker. 

Saber dominar a língua do Poker é imprescindível. Ainda mais quando se quer tornar um jogador profissional. Mas também pra não perder o tom da conversa numa roda de amigos onde o assunto é poker. 

E o que significa ITM?

A sigla “ITM” ou “In The Money” no poker pode ser traduzida ao pé de letra como “No dinheiro”, ou seja, é aquele instante exato onde todos os competidores da mão entram para a zona de prêmio. 

Para ficar mais claro, imagina o seguinte: sempre que os jogadores se inscrevem num torneio, parte deles são excluídos da rodada sem pagar nada. Outra parte permanece no jogo mediante ao pagamento de um valor especificado, ou seja, entraram no dinheiro (ITM ou In The Money). Este é o alvo de todo e qualquer jogador ao fazer a inscrição num torneio, alcançar o ITM.

COMO FUNCIONA

Num torneio, o menor prêmio, na maioria das vezes, é maior que o buy-in (custo da inscrição para se assentar na mesa). Sendo assim, toda vez que o inscrito fizer “In The Money” ele terá lucros. Porém, há torneios que praticam a recompra e o investimento que o jogador fizer nestas recompras, muito provavelmente será recuperado. 

Quando o jogador já estiver no ITM, o passo seguinte é estabelecer posições de coleta e batalhar para alcançar o maior alvo possível. Pois a reta final da mesa é a conquista mais desejada. E mais desejado ainda é o prêmio final, este sim é extraordinário.

Na reta final da partida, quando restam somente três jogadores, a bolada cresce substancialmente. É nesse momento que o único objetivo é derrotar o adversário no heads-up (circunstância onde somente dois jogadores estão ainda em jogo) e vencer a mão. 

Em torneios como o WSOP (World Series Of Poker- maior e mais prestigiado torneio de poker mundial) o jogador vitorioso, além de embolsar o prêmio, recebe também um bracelete. Esses braceletes são puros objetos de desejo de todo jogador e por isso estes torneios habitam os sonhos e a alma de todo competidor.

Os jogadores travam suas batalhas no poker com o único objetivo de conquistar vários braceletes. Mas a possibilidade de consegui-los é tão remota que várias vezes a competência do jogador profissional é medida pela quantidade de ITM atingidas, ao invés do número de braceletes conquistados. 

Os profissionais com mais conquistas no WSOP são, respectivamente; Daniel Negreanu com 129, Chris Ferguson com 138 e Phil Hellmuth com 148. 

FORMULANDO A ESTRATÉGIA

Ao formular a estratégia para chegar ao “In The Money” é preciso levar em conta que ao fazer esforço exagerado para isso poderá haver perdas de oportunidades de fazer crescer o stack (quantidade de fichas disponíveis para apostar) e com isso diminuir a chance de vencer o torneio.

Quando o jogador ficar obstinado em atingir ITM ele deverá jogar mais quantidades de tight (jogador sólido, seletivo e que só joga mãos fortes) e deixar as mãos especulativas de lado, colocando sua atenção em “mãos de monstro”. Jogadas dessa forma, aumentarão as possibilidades de “entrar no dinheiro”. 

Jogadores vitoriosos jogam de forma agressiva e, de vez em quando, se forem derrotados antes de entrar no prêmio, não irão se arrepender, pois as vezes que foram longe ficaram entre os três primeiros e venceram torneios, e irão compensá-los. 

Um jogador vencedor não tem medo de sofrer eliminação em algum momento porque sabe que os resultados que fazem diferença são aqueles medidos a longo prazo. 

O jogador destemido e vitorioso também sabe que jogando bem, a variância no longo prazo resultará em vantagem e como consequência trará o dinheiro merecido sobre jogadores fish (jogador perdedor, fraco e medroso).

Características de um bom jogador

Um bom jogador é aquele observador e que após algumas rodadas consegue chegar à conclusão se seu adversário é um jogador destemido e com disposição para arriscar ou se é apenas um jogador que fica esperando mãos favoráveis com objetivos mínimos. 

Porém, aquele jogador iniciante que sempre joga fora do banco colocando quantia considerável de seu bankroll (valor disponível para jogar que pode aumentar ou diminuir no decorrer do jogo) num torneio vão jogar muito tight e o medo de perderem e sofrerem eliminações será constante.

E isso não fará bem ao jogador e num prazo mais longo trará prejuízos financeiros e falta de progresso no poker. 

Lembre-se!

É sempre bom lembrar que os torneios têm diferentes formas de cobrar e que vale a pena arriscar para ter uma pilha maior e ir à mesa final com maior facilidade. Há torneios em que o menor pagamento é de 130% do buy-in, levando à conclusão de que não há vantagens em segurar muito na mesa para entrar no prêmio.

Noutros torneios onde são cobrados 350% ou mais do buy-in a forma de jogar permite ser um pouco mais conservadora para baixar os riscos.

Por fim

Pois bem, estamos chegando ao final do nosso papo de hoje. Mas espero que a expressão “ITM” no poker esteja mais clara pra você. Agora vai lá e arrebenta no jogo.

E caso você seja um profissional de poker, que quer aperfeiçoar suas habilidades ou um iniciante que quer aprender do 0 como se tornar um profissional de poker. Da uma conferida no nosso blog, pois lá nós temos os melhores artigos relacionados a poker.

E não se esqueça: sempre que precisar de créditos nos principais sites de poker, não deixe de nos procurar. Nós da DM Créditos estamos à sua disposição sempre que precisar. É só chamar a DM créditos que te ajudamos a fazer as escolhas mais seguras e a participar dos melhores torneios de poker.

Boa sorte nas mesas!