O que é variância e como diminuir o impacto dela no poker

Home » Blog » O que é variância e como diminuir o impacto dela no poker

BLOG

May 03, 2022 11:04 am

O que é variância e como diminuir o impacto dela no poker

Lidar com as inevitáveis oscilações no poker, a chamada variância, é um dos maiores obstáculos para o sucesso de quem busca ser um jogador regular ou até mesmo profissional. 

Fazer tudo certo e ser punido pelo baralho é tão incongruente com a experiência humana e com a ideia de “justiça” que a maioria das pessoas acabam por desanimar e jogar algumas mãos “no desespero” para encontrar um flop ou um river milagroso e recuperar alguma perda. Isso acontece com muita frequência, talvez mais do que deveria.

No entanto, para outros jogadores mais sérios e que colocam um volume maior, longos períodos de queda, as famosas “downswings” são basicamente inevitáveis, então lidar com elas com uma mentalidade correta é uma das habilidades mais importantes a dominar no seu caminho para o sucesso no poker

Como qualquer habilidade, você se torna melhor com a prática. Mas é um processo longo e árduo, assim como tudo o que mais se vale a pena fazer. No artigo de hoje, iremos lhe dar algumas ideias de como lidar com uma das coisas mais típicas do poker e que abala muitos jogadores: a variância

Ao compreender melhor o que é a variância, você estará melhor equipado para lidar melhor com ela e, ao fazer isso, você terá uma grande vantagem sobre o field.

O que é variância no poker?

Antes de entrarmos nos detalhes, vamos definir o que realmente queremos dizer com variância em termos de poker. 

Podemos dizer que a variância é a flutuação natural de ganhos e perdas em relação à média. Ou seja, é tudo o que fica muito além da média de resultados esperados, tanto para cima quanto para baixo

Pode ser um período que você ganhou um all-in 50 vezes seguidas com QJs ou um período que você perdeu 100 vezes seguidas com AA, por exemplo.

Para ficar ainda mais claro, imagine uma situação de coin flip: 22 x AKs. Naturalmente a cada 1.000 jogos, o esperado seria que cada uma dessas mãos ganhassem exatamente 500 vezes. A variância é uma sequência de resultados que divergem muito dessa média esperada. No caso, seria você ganhar ou perder, por exemplo, 900 vezes nesse cenário ao invés das 500 que lhe são esperadas.

Quanto maior a variância, maior a diferença entre os dois, e inversamente, quanto menor a variância, mais próximos estarão seus resultados esperados e seus resultados reais. 

Alguns formatos de jogo têm inerentemente mais variância do que outros, por exemplo, há mais variância em torneios do que em cash games, e mais variância em um jogo de 6-max do que em um jogo full-ring. 

Com tudo isso em mente, confira algumas dicas para diminuir o impacto da variância no seu jogo, principalmente quando ela for negativa.

1. Aceitá-la e esperá-la

O primeiro passo para lidar melhor com a variância é aceitar que ela é uma parte integrante do jogo. Sem ela, o poker não seria poker. A variância é o que realmente torna o jogo rentável em primeiro lugar. Ou seja, ela é um dos pilares que tornam o poker lucrativo para quem sabe jogar bem.

Sem a variância, os maus jogadores ficariam rapidamente entediados de apenas perder e eventualmente parariam de jogar completamente, deixando apenas os jogadores regulares e profissionais canibalizando uns aos outros, distribuindo dinheiro entre si e perdendo para o rake da casa.

Se você não pode aceitar a variância pelo que é, você pode tentar um jogo de variância zero, como o xadrez. No xadrez, um jogador superior ganhará quase 100% do tempo, e é por isso que quase nunca se aposta dinheiro no xadrez. Pense desta maneira: você apostaria R$1.000 em um jogo contra um grande mestre de xadrez? 

Se você mesmo não fosse um especialista de classe mundial, você não o faria. Mas você apostaria R$1.000 para jogar um heads-up contra o Daniel Negreanu ou o Phil Ivey? Você poderia. Você pode ter sorte e vencer os melhores do mundo, graças à variâncias.

É por isso que tanto o Negreanu como o Phil Ivey conseguem lucrar com o poker. Eles sabem que suas habilidades superiores prevalecerão, não importa quantas vezes alguém “tenha sorte” contra ele. É por isso que o poker é tão lucrativo. 

Todos podem jogar, e todos podem ganhar, mas a longo prazo, a habilidade prevalece. No entanto, no curto prazo, a sorte desempenha um grande papel. Portanto, aceite alguns solavancos no caminho e aprenda a se preparar psicologicamente para eles. Siga a leitura e veja como.

2. Faça uma boa gestão de bankroll

Para ter sucesso no poker é necessário permitir e suportar todas as oscilações que fazem parte do jogo, e a única maneira de fazer isso com sucesso sem quebrar o processo é ter uma banca suficiente. 

Entretanto, para não apenas sobreviver às inevitáveis oscilações, mas também não ser afetado negativamente por elas, pode ser prudente um bankroll ainda mais sólido do que o sugerido para os limites que você está jogando. Quando se trata de “vencer” a variância, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta de zelo.

Por exemplo, digamos que você está jogando NL10 e tem um bankroll de $300. Se você é um jogador vencedor no seu limite, esses 30 buy-ins são certamente suficientes para lidar com a variância básica. 

No entanto, se você jogar por tempo suficiente, há certamente uma chance de você ficar 10 buy-ins para baixo, mesmo que não haja nenhuma falha particular de sua parte. 

Agora seu bankroll é 33% menor, e a cada sessão você ainda terá uma pressão adicional no seu jogo, já que estaria vivenciando uma downswing. Então, o mais seguro aqui seria descer de limites e ir grindar nas mesas ou torneios mais baratos para recuperar seu bankroll com segurança ou mesmo fazer uma recarga de créditos para se sentir confortável jogando no seu limite habitual novamente.

Em um segundo cenário, digamos que você tem um bankroll de $500 jogando no mesmo limite. Uma downswing de 10 buy-ins que você possa vir a perder é apenas 20% do total do seu bankroll e não vai doer tanto. Nem no bolso, nem no psicológico. Tenha um bankroll um pouco mais conservador e siga à risca a gestão de banca para evitar o trabalho de se preocupar com a variância e concentrar-se em jogar o seu melhor poker.

3. Estude mais

Quando as cartas parecem não lhe ajudar por um longo período de tempo, use-as como uma oportunidade para estudar e melhorar seu jogo. Pode ser que o seu “azar” seja na verdade apenas uma série de leaks no seu jogo. 

Todo mundo tem leaks em seu jogo, e levar algum tempo para refletir sobre como você pode estar sangrando dinheiro lhe será muito vantajoso. Melhorar seu conhecimento técnico do jogo irá sem dúvida melhorar seus resultados com o tempo. 

Revisar suas mãos é uma das maneiras mais eficazes de estudar. Se você concluir que jogou perfeitamente, ótimo, mas na maioria das vezes, você perceberá que cometeu um erro e deveria ter ido por uma linha diferente em um determinado spot. 

Por exemplo, você trinca no flop e acaba perdendo a mão e um grande pote no river. A princípio, você culpa a variância, mas então, você revisa sua mão e percebe que apostou pouco com seu set e deu odds corretas para o vilão buscar um straight.

Você poderia ter apostado mais e feito o oponente cometer um erro e pagado mais caro no draw dele. Se ele fosse um donk, ele daria o call da mesma maneira, mas poderia ser que ele foldasse e você ganhasse aquele pote. Ou ainda que ele tivesse pago e ganho de você, pelo menos você teria feito a jogada certa. Às vezes você ganha, às vezes você aprende.

4. Pense no poker e no seu bankroll como uma empresa

Se você quer levar o poker a sério e torná-lo lucrativo, tal qual uma segunda renda ou até mesmo uma profissão, você precisa abordá-lo de forma diferente da grande maioria das pessoas

A maioria das pessoas o trata como um hobby, eles jogam aqui e ali, e se perderem, tudo bem. Todos os passatempos custam dinheiro, então por que o poker deveria ser diferente? 

Mas se você quiser ganhar dinheiro de forma consistente, você deve olhar para ele mais como um negócio, uma empresa. Você é o CEO, você decide quando joga, quanto tempo joga, quais limites joga e, finalmente, decide o quão lucrativo você quer que seu negócio seja. 

O problema é que você não sabe quanto ganhará ou gastará em uma determinada sessão, então você tem que olhar para o poker como se fosse um dividendo de muito longo prazo. Tal qual uma ação de uma empresa, por exemplo.

Quando você olha assim, você não precisa se preocupar com os constantes altos e baixos que vêm com isso. Há sempre risco ao fazer negócios, e o poker não é exceção. O que é importante é que seu negócio seja rentável a longo prazo. 

Desde que você esteja tomando boas decisões e trabalhando para melhorar seu jogo, seu negócio vai prosperar. Pode demorar um pouco, mas sabendo entender essas oscilações, no fim você chegará lá.

5. Adote um estilo mais tight

Embora a maioria destas dicas seja sobre como lidar melhor com a variância, esta pode realmente reduzir a variância por completo, embora também possa limitar seus ganhos se for levada muito ao pé da letra.

Se você for mais avesso ao risco e não se importar com resultados ligeiramente piores, mas menos voláteis, você pode se beneficiar de ser mais seletivo com as mãos que joga e evitar spots marginais que você não está muito à vontade para jogar. 

O poker é um jogo de informações incompletas, e muitas variáveis determinam se uma jogada é +EV ou não. 

Como não temos todas as informações, muitas vezes somos forçados a ir com nosso instinto e muitas vezes nos encontramos naquelas situações de pouca vantagem, ou como costumamos dizer na comunidade do poker, de pouco “edge”. São situações muito parelhas e que muitas vezes são responsáveis por grandes perdas ou grandes ganhos. Uma vez que se evita essas situações, a variância também diminui.

Você pode optar por não entrar nessas situações, foldando mãos marginais pré-flop, e poupando-se da tensão mental de ter que tomar decisões muito parelhas com muita frequência.

Simplificando, quanto mais tight você joga, menos a variância terá efeito sobre seus resultados. Embora os jogadores altamente habilidosos aceitem jogar spots marginais e pequenos edges, eles o fazem porque a habilidade deles justificam esses riscos.

Se você estiver sofrendo com a variância, tome nota disso, estude o jogo e tente melhorar. Ao ter uma estratégia mais tight pré-flop, você se poupa de algumas grandes oscilações até desenvolver mais sabedoria e experiência para lidar com as inevitáveis oscilações típicas da variância.

Fique ligado!

Oferecemos, com frequência, uma série de artigos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.

Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.

Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!

Facebook | DM Créditos
Whatsapp: (31) 9 8472-3490