Eduardo “Sequela” Fernandes é um dos grandes nomes da comunidade brasileira de poker, que se destacou pelo carisma e estilo de jogo ímpar. Sempre envolto em muita zoeira e bagunça, ele é o grande criador de uma filosofia inusitada e muito divertida, o qual chamou “poker de rua”.
Caracterizado principalmente por muitas trollagens e jogadas fora dos padrões, esse estilo de jogo se distingue bastante da “escola” mais clássica. Deixando de lado a seriedade, mas sem perder a sagacidade durante os jogos.
Quer saber mais sobre o poker de rua? Então prepare seu stack, pegue as suas cartas e descubra o que está por trás da filosofia recreativa de Eduardo Sequela!
Sabe quando você está empolgadão para aproveitar algum spot, mas recebe um K2o? Bom, é normal acontecer isso às vezes. Agora imagina ser vítima de um “cold deck” durante longas horas de jogos, pior ainda, imagine isso em um grande evento.
Pois é, em qualquer jogo de probabilidade todos os participantes estão sujeitos ao downswing e ao cold deck. Mas é aí que os jogadores mais habilidosos e experientes se destacam dos demais, deixando de lado as falácias e mostrando como jogar contra a sorte. E aqui é onde o “poker de rua” se mostra uma ótima estratégia.
O poker de rua usa técnicas de um jogo não ortodoxos e altamente “ecológico“porque os jogadores reaproveitam as cartas que todo mundo joga fora, como o próprio Eduardo Sequela diz. Esse estilo de jogo se caracteriza por apresentar jogadas inusitadas e pouco usuais por outros jogadores, mas que se forem bem aplicadas geram bons resultados. A mais clássica delas, defendida milhares de vezes pelo Sequela, é o “check-raise com a broca”.
Essa filosofia de jogo exige uma boa leitura dos oponentes, técnicas específicas e um certo molejo em cada partida. Não à toa ela vem sendo moldada desde o momento que Edu conheceu o poker.
Na época, a maioria dos jogadores baseava-se nos grandes livros da época para desenvolverem suas próprias estratégias. Sendo que os mais populares ensinavam basicamente a mesma coisa, tribetar apenas com uma dupla de ÁS, REIS ou DAMA na mão.
Porém, se todos tinham estilos tão parecidos, baseados nas mesmas literaturas, ficava difícil ganhar um raise, pois todos já esperariam uma mão boa. E foi observando isso que o poker de rua começou a nascer, com Sequela esperando o melhor momento para tribetar mesmo com a mão ruim.
“A hora que estiver em posição eu vou tribetar os caras e eles vão achar que eu tenho ÁS e REIS, e se eles tiverem ÁS e REIs eles vão só pagar. Vai que eu acerto a feiura. E acontecia muito isso”, disse Sequela ao PokerCast.
Com isso o poker de rua ficou conhecido como um jogo muito agressivo, trazendo ainda mais lucratividade para quem se arriscava nesse estilo. Uma relação que ficou ainda mais clara em “Todas as Mãos Reveladas”, livro escrito por Gus Hansen, um jogador agressivo e com filosofia parecida com o poker de rua.
Antes do poker de rua o jogo era tão “quadradinho” e light que quem saísse da caixa se destacava e ainda descolava uma grana. Mas foi só em 24 de agosto de 2010, que o poker de rua foi “batizado” mesmo, após bons anos de desenvolvimento.
Isso mesmo, a maioria não lembra nem do aniversário dos filhos, Sequela sabe a data exata que deu o nome à sua filosofia esportiva. Na verdade, ele mesmo diz que não lembra nem mesmo a data do seu casamento, mas se lembra muito bem da criação do poker de rua.
Na época ele estava cansado de ver o seu estilo, e filosofia de um jogo recreativo, ser chamado “baralhão”. E convenhamos, esse não é um nome muito atraente, não é mesmo?
Eduardo Sequela pensava o mesmo, tanto que ele buscava algo mais poético e romântico para sua filosofia e foi quando se lembrou do basquete de rua. Uma modalidade esportiva caracterizada por jogadas inusitadas e pouco convencionais, como tabelar com o poste, igual as suas estratégias no poker.
Nasce então o termo poker de rua, usado no Brasil inteiro por jogadores profissionais e amadores. Sinônimo de um jogo “muleque” e irreverente, mas muito agressivo e com uma estratégia pesada.
Desde então, tanto nos clubes quanto nos fóruns pela internet, o Poker de Rua se tornou uma das técnicas mais comentadas entre os amadores e profissionais. De modo que, a cada dia tem ganhado cada vez mais adeptos.
Indo além do que se aprende nos livros ou em cursos pela internet, a filosofia recreativa de Sequela é marcada por muita gozação e algazarra. Tudo é feito naturalmente, da mesma forma quando você joga com seus amigos e a diversão é o que mais importa. Para você ter uma ideia:
Ele protagonizou inúmeras cenas ainda mais cômicas que essas, mas a lista seria muito extensa para colocarmos aqui.
Vendo assim até parece que ele joga apenas pela zoeira, não é mesmo? E de fato, embora seja um ótimo jogador e tenha participado de grandes torneios, ganhando muitos deles, Eduardo Sequela nunca se considerou um jogador profissional. Mas nem por isso ele trata o esporte de qualquer jeito, pelo contrário, sua habilidade e técnica é resultado de muitas partidas e da sua paixão pelo jogo.
“Sou apenas um jogador recreativo, mas que gosta de ganhar dinheiro”, frisa Sequela.
Mesmo sendo reconhecido mundial pelo poker, esse seu jeito descontraído e despojado vem da época em que o truco era o seu principal jogo. Mas para falar disso é preciso contar um pouco sobre sua história.
Voltando lá atrás, muito antes do “Sequela” aparecer, Eduardo Fernandes já demonstrava um grande talento humorístico. Seja entre os familiares ou na roda de amigos da escola, ele se destacava com suas trollagens, arrancando gargalhadas de quem estivesse por perto.
Não à toa, aos 14 anos ele já participava de uma companhia de teatro formada por palhaços, mostrando que ele não era apenas bom com as brincadeiras, mas um verdadeiro profissional.
Porém, o seu pai não gostava muito disso e, mesmo sabendo do enorme potencial do garoto, tinha medo da companhia levar o seu filho para outro país. Sem contar que eles estavam em uma das piores épocas que o Brasil já passou, em plena ditadura militar, com muitos artistas sofrendo repressões e coisas piores.
Seu pai acabou o proibindo de seguir com as turnês da companhia, mas isso não abateu Eduardo que segue divertido e brincalhão até hoje.
Após isso, antes de entrar de cabeça no poker, Sequela estudou desenho mecânico e projetos, garantindo uma vaga na empresa de seu pai. Ele trabalhou na empresa por muitos anos, inclusive chegando ao cargo de diretor, até não conseguir fazer mais nada a não ser cuidar se dedicar ao poker, seja administrando portais de notícias, seja jogando e aperfeiçoando o “Poker de Rua”.
Antes mesmo de se dedicar exclusivamente ao poker, Edu já era meio “peculiar” em suas partidas. Ele gostava de zoar os outros jogadores e tirava sarro de tudo que tinha direito. Característica fundamental que posteriormente deu origem ao Poker de Rua.
Devido a esse seu jeito meio maluco de jogar, Eduardo ganhou de seus amigos o apelido de “Sequelado”, ainda na época em que o truco era o seu jogo favorito. Mas sua alcunha veio pegar mesmo quando participou do seu primeiro grande evento, o Tower Cruise.
Na ocasião, ele ainda era um completo desconhecido para a maioria da comunidade e chegou à mesa final contra outros grandes nomes da cena “old school” do poker brasileiro. Nessa agitada mesa final, Leandro “Brasa” Pimentel, não sabendo como apresentá-lo, acabou indo na onda da torcida que gritava “Sequelado”. E assim, “Sequela” foi o apelido atribuído a ele durante o evento e segue até hoje como sua alcunha.
Assim como o basquete de rua tem suas próprias jogadas e as lutas de rua tem suas próprias regras, o poker de rua tem suas jogadas arriscadas e longe dos parâmetros técnicos. Mas muito dinâmico, divertido e cheio de estratégias para dificultar o jogo dos mais experientes.
Oferecemos, com frequência, uma série de artigos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.
Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.
Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!