Há diferentes maneiras de ser um jogador de poker vencedor, pois há muitas estratégias diferentes que você pode usar com sucesso nas mesas. Da mesma forma, há certas jogadas que quase nunca são uma boa idéia e entrar de limp é uma delas.
Entrar de limp significa entrar em um pote apenas pagando a big blind quando a ação chega até você, ao invés de entrar de raise. Raramente é uma jogada vencedora porque não alcança nenhum dos objetivos principais aos quais você deve aspirar ao entrar em uma mão. Não limita o número de oponentes, não ajuda a colocar seus oponentes em um range e pode colocá-lo em situações complicadas por não ter informações o bastante..
Muitos jogadores novatos gostam de entrar de limp, especialmente em jogos ao vivo. Eles acham que esta abordagem lhes permitirá ver mais flops de maneira barata e potencialmente ter sorte. No entanto, a longo prazo, entrar de limp no poker é quase sempre uma jogada ruim. No artigo de hoje, mostraremos as razões pelas quais entrar de limp geralmente é uma má ideia e os poucos cenários em que entrar de limp não é tão errado assim. Confira!
Entrar de limp não é uma boa estratégia de poker porque não lhe dá a chance de assumir o controle do pote, permite que seus oponentes vejam os flops de maneira barata e não o ajuda a ter muitas informações sobre o tipo de mãos que você está enfrentando.
A lógica usual que os jogadores que gostam de entrar de limp, é: se eu entrar de limp, eles (jogadores agressivos) farão um aumento menor, então eu poderei pagar e ver o flop.
Até certo ponto, esta lógica faz sentido. Se você apenas entrar de limp por $2 ao invés de subir $6, o jogador que decidir aumentar provavelmente fará um aumento menor e mais acessível. No entanto, esta é a maneira errada de pensar sobre o poker.
Se todo seu plano de jogo é ver o maior número possível de flops e esperar ter sorte, você está fadado a perder mais a longo prazo.
Primeiro de tudo, a quantidade de fichas que você perde ao perseguir um flop favorável pode ser tão grande que você simplesmente não será capaz de compensar quando você eventualmente acertar seu draw. Mesmo se você acertar o nuts absoluto, seu oponente ainda precisará ter uma mão bastante decente para lhe pagar.
E, se você sempre paga seus draws, foldando quando não completa e apostando quando acerta, seu jogo se torna extremamente previsível e uma vez que você sai disparando, eles podem descobrir que algo não está certo e sair da armadilha.
O poker não se trata apenas das cartas que você recebe. É sempre ótimo ter uma boa sessão onde o baralho te ajuda muito, mas isto não é uma ocorrência comum.
Os bons jogadores sabem que eles precisam ganhar alguns potes que não lhes “pertencem” e, para isso, você precisa tomar o controle da mão. No entanto, é impossível ter o controle da mão através de um jogo passivo, ou seja, entrando de limp ou dando cold call.
Se você assistir a qualquer grande torneio de poker ou até mesmo um cash games high stakes na TV, você notará que há muitos poucos limps acontecendo. Isto porque os jogadores profissionais sabem que aumentar é geralmente a opção muito melhor que lhes dá maiores chances de ganhar.
Toda vez que você se senta para jogar, você tem que basear as suas decisões em informações concretas ou por boas linhas de pensamento. Você quer saber que tipo de mão você provavelmente enfrentará e a melhor maneira de conseguir isso é usando suas fichas.
Por exemplo, quando você aumenta do UTG e o botão faz um 3-bet, ele está sinalizando uma mão forte. Claro, eles podem estar blefando, isso é sempre uma possibilidade, mas seu aumento UTG representa um range forte, portanto, aumentar só para blefar e sem nada na mão não é muito comum aqui.
Portanto, agora você tem algumas informações sobre as cartas do seu oponente e pode combiná-las com qualquer conhecimento sobre o perfil ou o estilo do jogador em questão para tomar sua decisão.
Ao entrar de limp, você não obtém nenhum desses benefícios. Se alguém dá raise após seu limp, você não tem ideia se ele está apenas atacando o que ele interpretou como fraqueza, se tem uma mão sólida que merece ser aumentada perante um limp, mas não boa o suficiente para um 3-bet, ou uma mão extremamente forte.
Você está se colocando voluntariamente em uma posição desfavorável desde o começo. Isso não é algo que você gostaria de fazer na vida, então por que fazer isso na mesa de poker?
E se ninguém dá raise e outros jogadores dão limp behind, você está basicamente jogando no escuro. Qualquer textura de flop pode ser perigosa. Embora alguém provavelmente não pague um raise com Q3o, ele pode decidir entrar de limp com uma mão parecida do cutoff ou do botão se houverem outros limps. Assim, quando o flop vem Q♥ 5♣ 3♦ e você perde um grande pote com KQ para um Q3, a culpa não é do board, mas sua.
Talvez você possa se safar com muitos limps em jogos suaves cheios de jogadores recreativos, mas muito dificilmente você se safará em jogos contra jogadores regulares ou profissionais.
Primeiro de tudo, você provavelmente não está entrando de limp com todas as suas mãos. Você ainda está dando raise com as mais fortes e foldando as mais fracas. Assim, quando você entrar de limp, você terá um range muito específico de ser lido pelos jogadores mais experientes.
Por exemplo, você entra de limp e o flop vem A K 9. Um bom jogador sabe que você não pode ter muitas mãos fortes sobre esta textura. Você entraria de raise com AA, KK, AK e muito provavelmente com 99. Só este conhecimento pode ser suficiente para que eles o explorem nesse cenário.
Se eles sabem que o melhor que você pode ter aqui é um ás fraco, eles podem aplicar muita pressão e forçar você a foldar, mesmo que tenham perdido completamente o flop. E eles fariam o mesmo quando acertarem para balancear o jogo, então seria impossível você arriscar todo seu stack com A4o e isso ser algo vantajoso a longo prazo.
Outra razão pela qual os jogadores inexperientes gostam de entrar de limp é porque eles sentem que isso economiza fichas. É mais barato entrar de limp e talvez pagar um raise se você achar aceitável do que dar um raise e enfrentar um 3-bet, pois você terá que pagar mais para ver o flop.
Mas, isto é apenas uma ilusão. Talvez você esteja economizando algumas fichas em mãos individuais, mas definitivamente estará perdendo mais a longo prazo, pois ao entrar de limp, você só consegue ganhar a mão se acertar, ao contrário do que aconteceria se você fosse o agressor pré-flop.
Da próxima vez que você olhar para o seu stack e começar a se perguntar para onde estão indo suas fichas, pense sobre isso. Se você estiver entrando de limp demais e aderir a um estilo muito passivo, lembre-se que dessa maneira você está limitando muito seu jogo, e, dessa forma, terá muito poucas sessões vencedoras.
Até este ponto, nós só enfatizamos os lados ruins do entrar de limp no poker, mas, como todo jogo, o limp pode ser aplicado em certos pontos. Para que um limp seja rentável, no entanto, certas condições da mesa precisam ser atendidas.
Entrar de limp do UTG com uma mão forte
Como já foi explicado, quase nunca é certo fazer um “open-limping”. Uma exceção a esta regra pode ser quando se lida com uma mão muito forte, como AA ou KK logo no UTG. Seu objetivo com esta abordagem é que outro jogador aumente e você possa fazer um re-raise quando a ação voltar à você, aumentando assim o tamanho do pote.
No entanto, mesmo assim é algo arriscado de se fazer. Pode fazer com que você perca valor da sua mão se ninguém aumentar, corre o risco de oponentes com mãos especulativas entrarem e acertarem o flop praticamente de graça e até mesmo “telegrafar” o valor da sua mão, tendo pouca ou quase nenhuma ação.
A única situação em que entrar de limp pode ser perfeitamente correta e até mesmo ser a melhor jogada, é quando dois ou mais jogadores já entraram de limp na sua frente e você tem uma mão especulativa de baixo valor individual mas com grande potencial que merece ver um flop.
Digamos que você recebe 6♥ 7♥ do HJ e outros dois jogadores já deram limp na sua frente. Você definitivamente quer ver o flop com esta mão e a melhor maneira de alcançar este objetivo é entrando de limp junto com eles, pois o valor de fichas já presentes no pote são grandes, além de isso desencorajar raises atrás de você. Você também não conseguiria nada aumentando, pois isso abriria a ação de aposta e daria a alguém uma chance de dar um 3-bet em posição, lhe tirando da mão.
Outra das poucas ocasiões em que também é correto entrar de limp é quando você não está nas posições iniciais e está buscando unicamente trincar um pocket pair no flop de maneira barata.
Por exemplo, se você possui um 44 e se encontra no MP+1, você pode tranquilamente entrar de limp buscando acertar um 4 no flop e completar seu set. Obviamente, esse é um move mais voltado aos cash games ou aos estágios iniciais de um torneio em que a relação BB/stack é alta. Não faz sentido nenhum você entrar de limp com 12BB em um estágio avançado do torneio. Essa jogada é recomendada quando se está deep stack.
Uma última instância onde entrar de limp também pode ser uma boa jogada é quando você está na small blind e não há aumento na sua frente.
Como você só precisa pagar metade da blind para ter uma boa chance de ver o flop, você tem chances matemáticas de fazer isso com uma grande variedade de mãos. Só restará a big blind para agir depois de você, e dado o preço que você está recebendo, não tem problema se ele der raise e te forçar a foldar. Até porque você pode mixar seu range e dar limp com mãos muito boas do SB para induzir um blefe do BB e puxar um grande pote ou até mesmo stackear seu oponente..
Como você pode ver, entrar de limp no poker é quase sempre uma má ideia e se você insistir muito nisso, vai ter dificuldades para obter bons resultados. Não importa quanta experiência você tenha nas mesas, entrar de open limp o coloca em pontos difíceis e lhe tiram a oportunidade de assumir o controle do pote, que é um dos principais objetivos que você deve alcançar quando joga uma mão.
Algumas vezes, porém, entrar de limp pode ser uma opção viável. Estas situações são exceções que confirmam a regra, e você precisa reconhecê-las como tal.
Se você ainda tiver dúvidas, simplesmente pare de entrar de limp por algumas sessões e tente apenas aumentar ou foldar quando você decidir jogar uma mão. Siga esta abordagem por algum tempo e acompanhe seus resultados. Quando você fizer uma avaliação posterior, verá que muito provavelmente estará lucrando mais e perdendo menos!
Oferecemos, com frequência, uma série de artigos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.
Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.
Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!