Saiba as melhores estratégias das mãos do poker texas holdem

Home » Blog » Saiba as melhores estratégias das mãos do poker texas holdem

BLOG

July 06, 2021 8:00 pm

Saiba as melhores estratégias das mãos do poker texas holdem

É possível que você já tenha escutado que o poker é um jogo difícil de se aprender devido a grande diversidade de métodos, modalidades e mãos. Para quem já conhece o poker há mais tempo sabe que não é bem assim. Com um pequeno número de partidas jogadas já é possível ter uma ótima noção do funcionamento e das regras do jogo. 

Para ajudar aqueles que são iniciantes ou que possuem dúvidas, iremos apresentar tudo sobre as mãos do poker texas holdem, como são formadas, o que é e como funciona o ranking de mãos e também algumas dicas para serem usadas ao longo das partidas. 

Antes de iniciarmos, é preciso que saiba que existem diferentes modalidades no poker, que incluem Omaha, Seven Card Stud, Five Card Draw e a mais popular, Texas Hold’em.

Em cada uma dessas modalidades é utilizada um tipo de classificação de mãos, entre elas Ace to Five, Deuce to Seven e a mais comum, a High, que é a utilizada pelas mãos do poker texas holdem. 

A partir da classificação high temos as seguintes mãos:

Straight Flush

Sequência de cinco cartas de naipes semelhantes. Caso haja empate, o jogador que possuir a maior carta em sua sequência é o vencedor.

Quadra

Conjunto de quatro cartas que tenham o mesmo valor, ou seja possuam números ou símbolos semelhantes. Se houverem quadras iguais o desempate ocorre com a maior quinta carta que houver sobrado, essa carta é chamada de kicker. 

Full House

Conjunto de três cartas de valores iguais e outras duas, diferentes das primeiras, que também tenham valores semelhantes.

Flush

Conjunto de cinco cartas que tenham naipes iguais. Se for necessário um desempate, é preciso comparar as cartas de maior valor de cada jogador, se elas também forem semelhantes, a segunda maior carta é comparada e assim por diante.

Se todas as cartas desses jogadores forem semelhantes é feita uma divisão igualitária do pote entre eles. Lembre-se que os naipes não possuem valor e, por isso, não podem ser usados como desempate.

Sequência

Conjunto de cinco cartas em sequência. Nesse caso, se for preciso desempatar, o jogador que possuir a carta de maior valor, ou seja, que está no topo da sua sequência, é o vencedor.

É fundamental que neste ponto você entenda que a carta ‘A’ é utilizada como um coringa no sentido de poder ocupar duas posições diferentes para formas duas sequências, sendo a primeira o ‘A’ como a menor carta da menor sequência, vindo antes do ‘2’ em  A,2,3,4,5, e a segunda como a maior carta  da maior sequência, vindo depois do ‘K’ em 10,J,Q,K,A.

A menor sequência é chamada de 5 alto ou Five High e a maior sequência tem o nome de Às Alto ou Ace High.

Trinca

Conjunto de três cartas que possuem valores semelhantes e outras duas que não combinam com nenhuma, que são chamadas de cartas não relacionadas. Se mais de um jogador tiver feito uma trinca e estas tiverem sido as maiores mãos, o ganhador é aquele que possuir a carta não relacionada de maior valor. 

Dois pares

Conjunto que possui duas duplas diferentes de cartas que sejam cada uma delas semelhantes entre si e mais uma carta não relacionada. Se dois ou mais jogadores tiverem feito uma mão de dois pares aquele que possuir o maior par ganha e se os pares mais altos forem semelhantes, o segundo é responsável pelo desempate.

Já se os dois pares forem iguais, a carta não relacionada que tiver maior valor decide o desempate.

Um par

Conjunto de três cartas não relacionadas e duas cartas de valores iguais. Se houver empate, o par de maior valor desempata. Se os pares forem semelhantes, a carta de maior valor decide o vencedor.

Carta alta

Todas as outras mãos formadas que não estejam incluídas em uma das categorias acima. Nesse sentido, a carta mais alta desse conjunto é responsável por decidir o vencedor, e no caso de empate, a segunda maior e assim por diante. 

Ranking de mãos 

Para o poker não basta somente saber quais são as combinações de cartas possíveis. É preciso também saber quais os valores que cada uma dessas combinações possui para que assim se saiba quando apostar mais ou menos fichas e aplicar essa ou aquela estratégia.

As mãos do poker texas holdem totalizam um número de 169, que podem ser divididas nas nove categorias que foram apresentadas no tópico anterior. Cada uma dessas ocupa uma posição diferente na ordem de valor do poker, isso quer dizer que existem aquelas que são mais fortes e definitivas para o vencedor. 

O jogador que domina o ranking de mãos consegue raciocinar de maneira efetiva na hora da partida e elaborar métodos que permitam melhores resultados. Sendo assim, vamos à esse ranking seguido da combinação de maior valor até a de menor valor nas mãos do poker texas holdem:

1- Royal Flush

Exemplo:  A,K,Q,J,10, sendo todas elas do mesmo naipe.

2- Straight Flush

Exemplo: 4-5-6-7-8, sendo todas do mesmo naipe.

3- Quadra

Exemplo: 5-5-5-5-K, naipes diferentes.

4- Full House

Exemplo: A-A-A-K-K, a maior combinação desse conjunto, chamada de Aces Full of Kings.

5- Flush

Exemplo: 3-7-9-J-K

6- Straight

Exemplo: A-K-Q-J-10, maior combinação desse conjunto nomeada de Broadway.

7- Trinca

Exemplo: 4-4-4-10-Q. É interessante apontar nessa combinação alguns termos que são utilizados nas partidas. Quando se tem um par em mãos e se combina com uma das cartas comunitárias da mesa para se formar uma trinca, é uma jogada nomeada como ‘set’.

Já quando se tem somente uma carta na mão e outras duas na mesa que combinadas formam uma trinca, é chamado de ‘trips’.

8- Dois pares

Exemplo: 9-9-3-3-K.

9- Um par

Exemplo: 4-4-K-2-7

10- Carta alta

Exemplo: 8-3-6-Q-A

Entendendo a força da mão inicial

A mão inicial é aquela em que você começa a partida, ou seja, as duas cartas que você recebeu do Dealer. Elas são fundamentais para perceber quais serão suas chances de formar combinações de alto valor ao longo da rodada e assim de se tornar o vencedor. 

Podemos pensar, por exemplo, em dois jogadores diferentes em uma situação de mão inicial em que o primeiro sai com 5-8 e o segundo com A-A.

Como o Ás pode formar algumas das maiores combinações do ranking de  mãos do poker texas holdem a probabilidade dele ser o vencedor é maior do que o primeiro que teria que depender muito mais da mesa para formar uma boa combinação com as cartas que tem em mãos.

Outra solução do primeiro jogador seria fazer um bom blefe, que é uma estratégia arriscada mas que pode valer a pena em certas situações.

Como já foi falado, é possível que sejam feitas 169 combinações diferentes nas  mãos do poker texas holdem, sendo entre elas 78 mãos de cartas de mesmo naipe, 78 mãos de cartas com naipes diferentes e 13 pares de mãos iniciais, sendo que nesta última a melhor mão é composta pelo par A-A e a pior mão pelas cartas 2-3.

Saiba que…

Apesar da mão inicial demarcar sua força no início da partida e te ajudar a fazer apostas mais coerentes desde o princípio, isso não quer dizer que você não conseguirá ganhar a rodada.

É preciso estar focado nas próximas cartas que ainda serão abertas e planejar em como fazer com que elas te ajudem a montar uma combinação que tenha o maior valor possível. Dentro disso nunca se esqueça que essas cartas podem mudar totalmente o rumo das suas combinações possibilitando até mesmo sua vitória na rodada. 

Portanto, a dica aqui é sempre ter em mente que sua mão inicial pode ficar mais forte ao longo das fases do poker, o flop, o turn e o river. Além disso, ter uma boa gestão de banca pode ajudar em muito seu crescimento.

Classificações da mão inicial

Para que você tenha uma melhor noção da força da sua mão inicial, te apresentaremos uma classificação possível dessas mãos, para que você consiga se estabelecer e criar estratégias mediantes esses conhecimentos e informações.

Pares da mão – As duas cartas iniciais formam um par, sendo o melhor deles o par de ases.

Cartas Broadway – Mão composta por uma dupla de cartas que sejam iguais ou maiores que 10. Quando as duas cartas são maiores que 10 e possuem naipes semelhantes. A partir dessa mão inicial você possui possibilidades de combinações mais fortes, como por exemplo um Straight que seja Broadway ou até mesmo um Royal Straight, que é a mão de maior valor. 

Conectores – Duas cartas adjacentes, ou seja, que estejam em sequência e sejam do mesmo naipe, por exemplo 10-J. É uma boa mão inicial já que a chance de fazer sequências e straight.

Cartas do mesmo naipe – Duas cartas quaisquer que possuam naipes iguais. A ideia dessa mão inicial é te proporcionar, principalmente, flushes. Caso uma das cartas que você possua seja um Ás, suas chances de fazer o flush de maior valor aumenta ainda mais

Gappers – Os jogadores chamam de gapper as mãos que possuem duas cartas, que podem formar uma sequência mas são separadas por uma carta do valor do meio, como por exemplo 8-10, em que o 9 é a carta que as separa.

Quando a diferença entre as duas é de uma única carta, chamamos de single-gapper, já quando a diferença é de duas cartas o nome dado é de double-gapper, como por exemplo 7-10.

As probabilidades das mãos do poker texas holdem

Como dissemos no início desse texto, o poker não é um jogo difícil de ser aprendido ou jogado. Entretanto, é preciso dedicação se você tem o objetivo de alcançar bons resultados e de evoluir como jogador nas partidas.

Pensando nisso, um ponto crucial que deve ser entendido dentro do poker para que haja uma melhora substancial em suas partidas são as probabilidades das mãos do poker texas holdem.

Saber as chances de cada combinação aparecer ou ser jogada, ou ser um blefe ou qualquer outra estratégia mudará a maneira como você entenderá as partidas que joga.

Isso porque você conseguirá assimilar o valor da sua mão com as probabilidades dos valores das mãos dos seus adversários e assim saberá o melhor momento em que deverá apostar, correr ou tomar qualquer outra decisão dentro das partidas, incluindo a noção de qual valor valerá a pena apostar em cada rodada. 

Como já é de conhecimento geral, são muitas as combinações possíveis para as mãos do poker texas holdem e, portanto, o cálculo das probabilidades se torna uma tarefa um tanto quanto difícil de se fazer sozinho.

A boa notícia é que hoje em dia os jogadores de poker já contam com uma bela ajuda de programas digitais, como calculadoras, gráficos e tabelas específicas para que essas probabilidades sejam calculadas e entendidas da melhor forma possível.

Calculadoras de probabilidades

As calculadoras chamadas de calculadoras de equidade e de probabilidade são práticas e simples e garantem uma boa experiência. 

Para saber mais sobre você pode acessar a plataforma que você utiliza para jogar o seu poker online e pesquisar a partir dela quais os métodos de cálculo sugeridos pelo site.

Assim você terá mais segurança e certeza de que estará usando a ferramenta correta para melhorar seus resultados. Mas nossa dica é para que você esteja sempre por dentro dessas probabilidades para que sua noção sobre o jogo aumente cada vez mais.

Gírias das mãos do poker texas holdem

Para terminar gostaríamos de apresentar alguns nomes dados às mãos do poker texas holdem pelos jogadores de maneira mais informal entre as mesas de poker. Isso te ajudará a ficar menos perdido quando algum jogador fizer referência a algumas dessas gírias em uma partida em que você estiver presente.

Big Slick – Dupla de AK

Doyle Brunson – Dupla de 10 e 2.

Anzóis, Vala-vala ou Jacks – Dupla de Valetes (JJ)

Caubóis, Kaká ou King kong – Dupla de reis

Wheel – Mão de A-2-3-4-5

Boneco de neve – Dupla de 8

Rockets ou bicudos – Dupla de Às

Deas Man’s Hand – Mão de Às e 8

Valentines – Mão de K e Q

Kojak – Mão de K e J

Maverick – Mão de Q e J

Tnt ou TT– Dupla de 10

Ronaldo – Dupla de 9

Conclusão 

A partir desse texto fica claro que, por ser um jogo de cartas bem popular, o poker pode apresentar um grande número de variações de como jogar, de estratégias, termos entre outros.

É por esse motivo que nossa dica final é que você esteja sempre estudando para consiga ter uma boa ideia do que está acontecendo nas mesas de todo o mundo. Para ter informações e conteúdos de todas as áreas do mundo do poker, acesse nosso blog e descubra artigos de todos sobre diversos temas.

Além disso, para que você tenha uma experiência completa dentro das mãos do poker texas holdem é preciso ter acesso a bons serviços online. Nesse aspecto a DM créditos oferece as melhores condições e ofertas para a compra e venda de fichas de poker online, com objetivo de sempre facilitar e melhorar suas partidas de poker!