Sequência das mão de poker para iniciantes
Dicas de pokerEstratégia

Sequência das mão de poker para iniciantes

Home / Blog & News / Sequência das mão de poker para iniciantes
April 07, 2021 3:09 pm | por DM Créditos

Se você tem interesse em saber mais sobre o poker e como jogar, este artigo ajudará a você que é iniciante a entender alguns dos pontos básicos do jogo. Além de muita estratégia, planejamento, gestão de banca e determinação, quem quer ser um bom jogador tem que estar a par de tudo sobre o jogo, os jogadores, as melhores jogadas, entre muitos outros aspectos. 

Primeiramente você deve estar ciente que existem diferentes maneiras nas quais se pode fazer uma partida. Entretanto, o modelo mais comum e que também é o mais falado em sites de poker é o Texas’s Hold’em.

Indicamos que após a leitura deste artigo, você leia mais sobre essa modalidade do poker no nosso blog para que saiba tudo que precisa para jogar bem e consiga ganhar suas partidas.

Dessa forma, aqui nós apresentaremos dicas e informações do poker que fazem parte de uma partida de Texas’s Hold’em, então uma dica que podemos dar para você que é iniciante é que se atente para saber qual a modalidade de partida que irá jogar, principalmente se o poker for online e estiver valendo pontuações em fichas.

Continuando, o básico para ler este artigo é saber que em uma mão de poker são as melhores cinco cartas que você tem em mãos que contam como sua melhor mão.

Dentro disso, muitas das combinações que podem ser feitas com essas cartas possuem nomes e um ranking de valores já pré-determinados. É sobre isso que falaremos no tópico a seguir, quais as combinações que formam mão de ranking do poker, sendo que elas variam entre mãos fortes e fracas.

As mãos de poker por ordem

Com isso que foi falado, a classificação apresentada a seguir começa com a mão mais forte que é chamada de Royal Flush e termina com a mais fraca com nome de Carta alta ou nenhum par.

Royal flush

O royal flush é a mão mais alta que se pode ter no poker. Ela é formada por uma sequência de cartas que vão do 10 até o Ás, sendo que todas elas devem ser do mesmo naipe, qualquer que seja ele. Sendo assim, ele é formado, nessa ordem, por: 10,J,Q,K,A

Straight Flush

A segunda mão mais rara no poker é a Straight Flush, que é composta por cinco cartas em sequência do mesmo naipe. É possível perceber que um Royal Flush é considerado um Straight Flush específico e por isso é ainda mais raro.

Um exemplo dessa mão: 5,6,7,8,9

Quadra

A Quadra é formada por uma mão contendo quatro cartas iguais, sendo que uma pode ser diferente. A melhor mão de Quadra é aquela composta por quatro Ás e a Quadro de menor valor é a formada por quatro 2.

Exemplos: maior – A,A,A,A,3

                   menor – 2,2,2,2,8

Full house

Você pode dizer que tem um Full House quando sua mão estiver com uma trinca de cartas de mesmo valor e um par de cartas de mesmo valor. O Full House de maior valor é composto por 3 Ás e 2 K’s e o menor deles é o que possui uma trinca de 2 e um par de 3. 

Exemplos: Maior – A,A,A,K,K

                   Menor – 2,2,2,3,3

Flush

Uma mão de Flush é composta por 5 cartas de mesmo naipe. Na modalidade Texas’s Hold, um Flush costuma ser uma mão de caráter forte na partida. A maior sequência de Flush é a que possui o Ás como maior carta já que o desempate, caso aconteça, ocorre a partir de quem possui a maior carta, o Ás, se os dois jogadores possuírem essa carta, o desempate ocorre na segunda maior e assim por diante.

Exemplo: maior – A,K,Q,J,10

Sequência/Straight

É uma mão composta por 5 cartas em sequência, não podendo ser todas do mesmo naipe. Uma curiosidade interessante é que em qualquer Straight haverá ou a carta de valor 5 ou a de valor 10. Caso mais de um jogador faça uma sequência, aquele que fizer com as maiores cartas ganha.  

Exemplo: 3,4,5,6,7

Trio/trinca 

O nome dessa mão já é bastante explicativa. Para formar uma trinca você deve ter em mãos três cartas de mesmo valor. Como nas outras mãos a maior trinca é formada pela presença de um conjunto de três Ás. 

Exemplo: maior – A,A,A,8,4

Dois pares

A mão com dois pares também é fácil de entender, é a presença de dois pares de cartas, sendo que cada par deve ter cartas de mesmo valor. Na modalidade Texas’s Hold, essa é a maneira mais comum de se ganhar a rodada.

Exemplo: 10,10,6,6,2

Par 

A definição dessa mão é a mais simples, é preciso que você tenha duas cartas iguais. 

Carta alta / nenhum par

Essa é a mão mais baixa no Texas’s Hold’em. Ela consiste em não ter nenhuma das formações acima descritas e por isso a carta de maior valor é a que estabelece a pontuação do jogador, dependendo do sistema de classificação. 

Abreviações, apelidos e gírias no poker

Quando começamos a jogar poker, muitas vezes, nos deparamos com alguns termos que não estão nos manuais formais de como se jogar poker. Isso acontece porque é comum no poker se utilizar de abreviações, gírias e apelidos para ações, mãos e cartas. Isso costuma dificultar muito o aprendizado do jogo, que se torna ainda mais complexo. 

Para facilitar para você, fizemos então um compilado de informações que te ajudarão a associar os termos oficiais do poker àqueles que são utilizados normalmente nas partidas. 

Abreviações das mãos

Vamos iniciar com a relação entre as mãos de poker que foram descritas no primeiro tópico com a forma nas quais são chamadas quando se tstá em uma partida comum. 

As principais abreviações ocorrem na mão inicial, e são: 

AsKd —–> Às naipe de espadas e rei naipe de ouros

A10s —–> Ás e 10 com naipes iguais.

Às10d —–> Às naipe de espadas e 10 naipe de ouros

A10+ —- > mãos com desempate com valor acima de 10

AX —–> Às maior carta 

JJ+ —> mão com par de valete e outro par com cartas maiores.

Apelido de mãos 

Uma coisa que é comum no mundo dos esportes são situações ou pessoas que acabam fazendo, de alguma forma, história dentro do cenário esportivo.

Com o poker é a mesma coisa, com o tempo, algumas definições passaram a ser nomeadas por nomes de pessoas ou por palavras com significados construídos ao longo dos anos no mundo do poker. Sendo assim, a seguir, apresentaremos alguns apelidos e gírias que passaram a denominar jogadas ou mão em partidas não oficiais.

Jacks – Anzóis – Vala-vala

Três nomes possíveis para a combinação do par de cartas valete. O apelido anzóis, por exemplo, é advindo do formato da letra que lembra o objeto (JJ).

Kaká – Caubóis – King Kong

Essas denominações diferentes se referem todas ao par de cartas reis (KK), sendo o primeiro nome bastante autoexplicativo.

Runner Runner – Backdoor

É o nome utilizado para a situação em que, para formar a mão, são necessárias duas cartas em relação às cartas que estão na mesa e também as que serão viradas na sequência.

Gutshot – Broca

Esse apelido é dado para uma mão em que você só está precisando de uma carta para garantir um straight. Falamos que estamos na broca dessa carta que está faltando.

Big Slick

É nomeada assim a mão mais alta sem possuir par, sendo formada pelas cartas Às e K.

Bonecos de neve

É chamada assim a mão que possui um par de 8, devido ao formato do número.

Wheel

Esse nome é dado para a formação do menor straight possível, composto pelas cartas A,2,3,4,5.

Duas Pontas – Open Ended

Esse apelido é referente à mão de straight incompleta em que falta a carta mais alta ou a carta mais baixa, ou seja, as pontas.

Doyle Brunson

É uma mão com nome em homenagem ao jogador que acabou vencendo dois dos torneios mundiais com ela. É composta por dez e dois.

Valentines

Essa mão tem esse nome por ser composta por um rei (K) de copas e uma dama (Q) também de copas, lembrando um casal no dia dos namorados ou “Valentines day”.

Pocket Rockets – American Airlines – Rockets – Aerolineas Argentinas – Bicudos

Com esses e muitos outros nomes são chamados os pares de Às (AA).

Kojak

Essa mão, formada pelas cartas rei (K) e valete (J), possuem esse nome em homenagem à um detetive de série de televisão antiga, interpretado por Telly Savalas.

Phil Hellmuth

Esse é um jogador de poker famoso que venceu a final de um torneio com par de 9 pretos, garantindo que essa mão ganhasse seu nome.

Maverick

O par de cartas dama (Q) e rei (K) possui esse nome em homenagem à musica tema da série de televisão “Os mavericks” que fazia referencia dessas duas cartas em sua canção.

Ronaldo

Esse apelido é mais usado no Brasil em referência ao jogador de futebol que vestia a camisa 9 e assim elas foram chamadas.

Dead Man’s Hand

É o nome dado ao par de carta Às e 8 lembrando da morte do caubói Will Bill, que ficou famoso por levantar essas cartas no momento de sua morte.

TNT – TT

Quando se tem um par de cartas 10 em mãos esse nome é falado uma vez que ele é poderoso para explodir, só não em cima de um valete (J)

Conclusão

Com todas essas dicas e informações fica bem mais fácil de jogar, certo? Então não espere mais e compre fichas em nosso site e garanta diversão, entretenimento e quem sabe até uma renda a mais para sua casa.

No nosso blog você tem acesso a outros textos que irão te ajudar a aprender mais sobre estratégias, jogadores e muitas outras coisas relacionadas ou cenário do poker mundial.