Fazer o check-raise no flop é uma excelente tática a ser feita no Hold’em. O objetivo primário é tirar a iniciativa do raiser inicial e mostrar força absoluta, podendo explorar futuramente a sua condição de agressor ou até mesmo ganhar o pote de imediato.
Jogadores de stakes baixos costumam ser menos agressivos e, ao invés de apostar e querer aumentar o pote, eles dão check e call. Quando nos encontramos com uma continuation bet no flop, ser mais agressivo na jogada e aplicar um check-raise, é uma ótima oportunidade de tomar o controle da mão.
Check-raise é quando um jogador dá check, a ação volta ao adversário, que aposta e então o jogador aumenta aquela aposta e, consequentemente, o pote. Uma jogada muito eficiente, tanto como blefe, tanto para extrair valor de mãos fortes.
Mas afinal, quando pode ser feito um check-raise? O check-raise no poker é feito por duas razões:
O check-raise é essencial no Texas Hold’em, mas pode ser usado em qualquer modalidade de poker, tais como o Omaha e o Crazy Pineapple. Essa jogada só funciona quando você está fora de posição e precisa dar um check para aumentar o valor da aposta.
Quando, por exemplo, o primeiro jogador acredita que o adversário tem uma mão mais fraca que a sua e não vai pagar uma aposta direta. Com esse movimento, você pode abrir espaço para seu oponente blefar e engordar um pouco mais o pote antes de fazer um aumento.
Se ninguém mais quiser apostar, o máximo que um jogador pode aumentar (em um jogo com limite) é uma única aposta. Já no No-Limit, não há valor máximo.
Um check-raise que deu errado, ou seja, que não contou com a “colaboração” do adversário em apostar, dá a oportunidade dos outros jogadores de verem a próxima carta ou cartas a serem distribuídas, sem a necessidade de colocar mais fichas no centro da mesa. Por isso que tem que ser bem usado – a vantagem pode acabar quando as cartas são postas à mesa.
O check-raise ganhou a alcunha de “pedalada do poker” nos principais clubes do Brasil em meados de 2008. Isso porque, no futebol, a “pedalada” é uma jogada que demonstra habilidade e destreza com a bola e confunde o adversário, que fica sem saber para qual lado o atacante irá em seguida. Com o check-raise é a mesma coisa. Ele coloca um grande ponto de interrogação na cara dos oponentes e, semelhante à pedalada, requer muita habilidade para ser feito com perfeição.
Nem todos os jogadores acham o check-raise uma jogada essencial no poker. O consagrado Doyle Brunson afirmou que usou muito raramente essa tática no ‘No-Limit Hold’em’, para ele é muito mais lucrativo apostar com uma mão boa, mesmo que o outro jogador tente blefar.
Pelo que já vimos, o check-raise no poker deve ser usado com muito cuidado. Mesmo sendo uma jogada importante na estratégia de qualquer jogador, se for usado em qualquer situação, o efeito poderá ser pior.
A primeira coisa que se deve ter em mente para não acabar perdendo fichas é:
A primeira é quando o jogador acredita que está com a melhor mão e dar o check-raise por valor, para colocar mais fichas na mesa.
A segunda é quando o jogador acredita que não tem a melhor mão. O check-raise é um blefe para que o oponente desista, de preferência nessa mesma rodada. Entretanto, ele terá efeitos secundários, e, mesmo se não faça o adversário foldar de imediato, pode fazê-lo largar em rodadas futuras.
Outra vantagem é que se o jogador usar algumas vezes o check-raise, seus oponentes não terão como saber se sua mão está ruim ou não. Seu range ficará mascarado.
Se você é iniciante, essa é a forma que tem que usar o check-raise na maior parte das vezes. Quando você acredita que tem a melhor mão você precisa fazer seu adversário colocar a maior quantidade possível de fichas no pote.
Quanto melhor a sua mão, mais tranquilo será para colocar suas fichas em risco. Se der o check raise com uma mão de força questionável, você poderá incentivar o outro jogador a apostar com um range maior de mãos para levar o pote, mesmo tendo cartas ruins nas mãos.
Ou seja, dando check-raise no poker, você pode fazer com que o outro jogador pague mesmo tendo a pior mão. Pode, também, levar seu oponente ao all-in com mãos com draws ou que conseguem apenas ser a segunda melhor.
Mas tenha claro que o poder do check-raise pode forçar o outro jogador a desistir, mesmo de mãos fortes. Por isso que, mesmo com mão boa, seja cauteloso para que ele não desista antes de colocar uma boa quantidade de fichas no pote.
No Texas Hold’em, é possível tirar vantagens de determinadas situações. Como a de usar o check-raise em situações estratégicas que podem lhe ajudar a ganhar o pote de imediato, mesmo sem a melhor mão.
Em situações em que se está em heads-up, o check-raise é útil como blefe, quando o jogador deu call fora de posição. Pode-se explorar essa vantagem de posição sobre o oponente com um bem aplicado check-raise. O check-raise é uma tática muito eficiente de blefe.
Como semi-blefe, o check-raise é uma forma de melhorar o seu jogo quando estiver jogando com mãos com muitos draws. Ao invés de check-call, um check-raise pode fazer você ficar com o pote imediatamente.
Se fazemos sempre check-call, ficamos dependentes de nossa mão para vencer no showdown. Não temos chances de ganhar a mão imediatamente. E não há garantias de que ganharemos no showdown se acertarmos um par no flop.
Fazer o check-raise dá uma maior oportunidade de ganhar a mão no flop ou nas rodadas seguintes. Por isso, essa jogada tem que fazer parte de uma boa estratégia de blefe.
O jogador em posição é geralmente o que toma a decisão final da rodada, o que dificulta quando nós temos uma mão forte, uma vez que temos que agir primeiro, podendo espantar nosso oponente.
Dar check-raise quando se flopa um draw forte (ou draw do tipo combo) ajuda a se ter uma chance melhor de se ter lucro a longo prazo. Outra vantagem de se usar o check-raise é que o jogador se torna imprevisível, uma estratégia primordial para se ter os resultados desejados no poker.
Escolher os flops certos para executar um check-raise no poker é fundamental para se ter o êxito desejado. A orientação é a de procurar fazer check-raise no flop na proporção de 1 blefe para cada 2 mãos de valor.
Aconselha-se, manter um stat de check-raise no flop de 10 a 15% das vezes. Avalia-se que, abaixo dessa porcentagem, a interpretação é de que se está fazendo check-raise por valor. Acima de 15% sugere que o jogador está fazendo muitos blefes.
Como vimos, o check-raise é uma importante tática que, se bem usada, pode fazer toda a diferença no resultado final da jogada e a longo prazo. Não apenas por aumentar a quantidade de fichas no pote, mas por ser uma jogada que aumenta a pressão sobre os seus oponentes. O que fará toda a diferença quando numa mesa de poker. A ousadia em se arriscar e usar de tática, como o check-raise, é um grande diferencial para se tornar um jogador lucrativo e vencedor a longo prazo.
Oferecemos, com frequência, uma série de artigos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.
No artigo de hoje, você pôde entender um pouco mais sobre o check-raise no poker e o por quê ele é uma ferramenta extremamente poderosa não só para maximizar seus lucros como também para blefar e ganhar potes que, em tese, não lhe pertenciam. Além de poder ter a vantagem de sempre mascarar o seu range e mantê-lo imprevisível.
Cabe salientar, no entanto, que o check-raise é apenas uma das muitas ferramentas que você tem à sua disposição para aumentar sua lucratividade. É interessante sempre estar por dentro de diversos conceitos do mundo do poker, tais como continuation bet, float, 3-barrel-bluff, definição de ranges, leitura de oponentes, entre muitos outros.
Para isso, você pode contar sempre com os artigos que publicamos para lhe preparar para ser um jogador de poker cada vez mais completo. Ah, e além desse conteúdo gratuito, nós também oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.
Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!