Dicas de poker

Em que parte do seu jogo focar para melhorar no poker?

Home / Blog & News / Em que parte do seu jogo focar para melhorar no poker?
July 30, 2020 1:18 pm | por DM Créditos

Para ter sucesso no poker, você precisa entender bem os vários aspectos envolvidos no game e desenvolver diversas habilidades. Claro, tudo se aprende aos poucos. Dá para ser lucrativo no curto prazo ignorando um fator aqui e ali, mas, para vencer a longo prazo e melhorar no poker, você precisa entender do jogo. São vários campos de estudo, conceitos e jogadas para aprender. No meio de tudo isso, você pode ficar um pouco perdido sobre o que estudar, por onde começar, onde precisa melhorar, etc.  Vem ver aqui o básico do que todo poker player deve saber e descubra em qual área focar para melhorar no poker!

Em que parte do seu jogo focar para melhorar no poker?

Vamos dividir aqui os estudos básicos do poker em três áreas: 1) pré-flop; 2) matemática e 3) planejamento e preparo mental. 
Veja agora alguns preceitos básicos de cada uma delas e descubra onde você precisa melhorar.

Pré-flop

Jogar bem no pré-flop é muito sobre entender de range e posição. Saber como jogar em cada posição, ter um range calculado para cada uma delas, saber quando ser agressivo e quando ser mais passivo, etc. Veja essas perguntas:

  1. Você tem um range de push?
  2. Você já viu e estudou tabelas de range?
  3. Qual seu range de open em cada situação?
  4. Qual sua porcentagem de open do botão?
  5. Qual sua porcentagem de call/3bet do BB vs button?

Se você não sabe como responder a essas perguntas, talvez um bom foco de estudo seja o pré-flop. Quem sabe jogar bem no pré-flop pode aumentar as taxas de vitória como um todo e evita muitas situações complicadas no pós-flop.

Como melhorar seu pré-flop?

O pré-flop é a street menos complexa de todas e tem muito material sobre isso na internet, além de vários softwares que você pode usar como apoio.  O primeiro passo é entender os ranges, posições e ter uma estratégia para eles.Lembre-se: ter ranges estabelecidos não significa que eles sejam inalteráveis. Você precisa ser flexível a outras estratégias e saber adaptar os ranges de acordo com a dinâmica da mesa.

  • Assista a gameplays e vídeos de bons jogadores – preste atenção em quais mãos eles estão abrindo, com quais eles pagam, com quais dão 3bet;
  • Procure por material online, há muita coisa sobre pré-flop;
  • Compre um curso de poker ou contrate aulas com um coach;
  • Troque ideais com outros poker players, discuta em fóruns, veja dicas;
  • Entre para um time de poker, geralmente eles têm aulas e ranges pré-flop muito bem estruturados;
  • Use softwares como Equilab para analisar diversos cenários pré-flop e outros como PokerTracker ou HM para analisar seu range e ver quão lucrativo ele está.

Matemática básica no poker

Na parte matemática do jogo, é importante entender os conceitos e probabilidades, as “odds” em geral. Entender de pot odds, por exemplo, vai te permitir ter uma ideia do tamanho das apostas, se vale ou não a pena pagar uma aposta, quando shovar, quando pagar um shove, etc. Veja as perguntas a seguir:

  1. Como calcular o EV?
  2. O que são odds e suas variações (pot odds, implied odds, reverse implied odds…)?
  3. Como calcular a equidade de uma mão?
  4. Como calcular os outs?

Se você ficou perdido nas respostas, estudar a matemática com certeza vai te fazer melhorar no poker. Você não precisa entender cálculos complexos nem se aprofundar demais para começar a vencer no poker, mas é essencial saber calcular as odds, manejar o tamanho do pot, etc.

Como estudar a matemática do poker?

Basicamente, procure material sobre conceitos e estratégias do poker e pratique muito o que aprendeu, tanto na hora do jogo como nos estudos. Aqui vão algumas dicas:

  • Assista a videoaulas e leia textos sobre conceitos e a matemática do poker;
  • Compre um curso, contrate aulas com um coach ou entre para um time de poker;
  • Busque em fóruns por tópicos que discutem conceitos como outs, odds, pot odds, implied odds, EV, equidade;
  • Pratique bastante. Enquanto estiver jogando, crie o hábito de calcular as odds, por exemplo. Quando estiver revisando mãos, procure calcular o EV, as odds e equidade das suas ações.

Planejamento e preparo mental

Se você tem maiores ambições e quer fazer mais que o básico para melhorar no poker, muitas vezesé aqui que mora a diferença. 
Planejar as etapas da sua evolução, criar uma rotina de jogo, controlar seu BR e trabalhar o aspecto mental do poker são essenciais para vitórias regulares e lucratividade a longo prazo.

Nunca subestime o impacto que o tilt tem nos seus resultados, esse é um grande erro de muitos poker players.Além disso, ter um planejamento de carreira e saber a hora de subir ou descer de buy-in são essenciais para melhorar no poker. Muitas vezes, insistir nos stakes errados pode acabar com uma carreira, enquanto saber jogar no stake adequado pode ser uma excelente alavanca e forma de solidificar seus resultados .Aqui vão alguns itens essenciais para você conferir se tem um bom planejamento no poker:

  1. Escreva metas de curto e de longo prazo – não foque em lucro, mas em estudo, volume, rotina e solidez de resultados;
  2. Procure identificar o que te deixa mais tiltado e como evitar ou trabalhar essas situações;
  3. Organize uma rotina de jogo – horário de grind, dias de folga;
  4. Crie um programa seguro de stakes – com metas e estratégias para saber quando subir e quando descer de buy-in;
  5. Procure como melhorar seu foco durante a sessão e se manter o máximo possível no A game;
  6. Tenha um bom setup, confortável e ergonômico;

Como melhorar meu planejamento e preparo mental para o poker?

Isso é bastante particular e pode ser feito de diversas maneiras. É importante que você mantenha seus planejamentos um tanto flexíveis efoque bastante em adequar seu mindset a um jogo tão competitivo, muitas vezes frustrante e que nos brinda muito mais com derrotas que vitórias.
Aqui vão algumas dicas para isso:

  • Busque reportagens, textos e livros sobre controle mental, técnicas de relaxamento e respiração, exercícios para manter a calma;
  • Acesse o conteúdo de blogs, sites e mídias sociais voltados para jogadores de poker. Eles geralmente tratam de todos os itens citados acima;
  • Contrate um coach mental ou pessoal. Há alguns profissionais que já fazem esse trabalho com foco em poker players;
  • Entre em um time de poker. Eles costumam focar cada vez mais em dar suporte para o mindset dos jogadores e planejar a carreira. Aspectos como grade, BR, quanto investir, quando aumentar ou diminuir buy-in, entre outros, um time pode entregar para você;
  • Participe de fóruns e grupos de poker com jogadores que levam o jogo a sério e buscam sempre melhorar no poker.