Muitas coisas podem afetar o resultado de seu jogo, tais como suas habilidades, sorte e emoções. No entanto, há uma armadilha que muitos profissionais sempre advertem os iniciantes a nunca cair. É o fator que mais contribui para a queda de muitos jogadores de poker, até mesmo grinders regulares e profissionais: o tilt.
O tilt no poker se refere a um estado de espírito onde o jogador perde o controle do raciocínio lógico. Acontece quando um jogador deixa que suas emoções controlem suas ações, bloqueando qualquer observação e conhecimento sobre o poker. Um jogador em tilt joga com muita agressividade, o que muitas vezes leva a uma perda drástica de fichas.
O tilt infelizmente é algo comum no poker, e compreendê-lo é uma das primeiras coisas que todo jogador de poker deve fazer. No artigo de hoje, nós explicaremos como ocorre o processo de tilt no poker e compartilharemos algumas dicas para evitar ou, pelo menos, minimizar sua tendência a tiltar enquanto estiver no jogo. Confira!
Os jogadores tendem a culpar muitas coisas quando perdem um jogo, mas uma das razões mais comuns é o tilt. É normal alguém perder muitas fichas quando joga porque a maioria dos jogadores perde a maior parte das mãos que joga, isso é fato. E não há problema nisso, desde que compense suas perdas com grandes vitórias.
Entretanto, quando um jogador tilta, toda estratégia que ele trabalhou duro para dominar se torna inútil.
Isso porque um bom poker não é mais uma opção para um jogador que tilta, e suas emoções serão a base de todas as suas ações. Em vez de gradualmente perder fichas e esperar por uma vitória para compensar suas perdas, ele irá perseguir e investir fichas visceralmente em toda oportunidade possível para salvar todo o jogo.
O poker pode envolver muitas emoções, e quando há dinheiro envolvido, pode-se esperar que ele amplifique a tendência de um jogador a tiltar. Este estado de espírito acontece em qualquer formato de jogo, de jogos casuais a MTTs, dos micro-limits aos high stakes. Mais importante ainda, pode acontecer com qualquer um e é a razão mais comum pela qual muitos jogadores perdem grandes partes de suas bancas.
Vencer no poker requer a combinação certa de habilidade e sorte. Entretanto, na grande maioria das vezes, ele favorece um jogador mais habilidoso. São habilidades como observação aguçada, raciocínio fluído e cálculo contínuo das probabilidades do poker para fazer as jogadas mais rentáveis possíveis.
Quando um jogador tilta, ele bloqueia temporariamente essas habilidades que o ajudaram a construir ou proteger seu stack. Ele jogará muito agressivamente sem considerar nada que aconteça na mesa. Ele pode até mesmo apostar todas as suas fichas em uma rodada, apesar de ter uma mão relativamente fraca.
O tilt pode acontecer com qualquer um. Pelo menos com qualquer um que não se prepara psicologicamente para minimizar ou até mesmo anular seus efeitos. Existem várias técnicas para não deixá-lo escalar ou para até mesmo para identificá-lo mais cedo e parar de jogar antes que aconteçam danos maiores. Mas nós já chegaremos lá.
O fato é que se uma mão específica, ou um conjunto de mãos apertarem o seu gatilho, você vai tiltar. O que torna tudo ainda pior é que pode ser difícil para um jogador detectar porque muitas vezes ele se engana e nega a si mesmo essa condição.
Por exemplo, se você tiver jogado com sucesso durante todo o jogo, e uma jogada apertar um de seus gatilhos, você perderá o controle emocional e começará a jogar muito mais solto. Apostar sem considerar cuidadosamente suas odds pode ser prejudicial a todas as estratégias que você trabalhou duro para dominar.
O tilt pode acontecer com qualquer pessoa a qualquer momento. Quanto mais cedo você entender isso, mais fácil será para você minimizar as chances de entrar em tilt. Entretanto, requer muita prática para ter sucesso. Além disso, o fato de praticar a identificação e um controle maior sobre o tilt não significa que ele não ocorrerá. Ele ocorre com todos os jogadores.
Diferentes jogadores têm diferentes gatilhos. Pode ser perder um grande pote, sofrer um cooler, uma bad beat, um cold-deck, ver a sua liderança de fichas em um torneio desaparecer, ou, às vezes, até mesmo ganhar uma quantidade considerável de fichas e ficar confiante demais.
Saber quais são seus gatilhos tornará mais fácil para você jogar mais jogos sem tilt. Mesmo que, por alguma razão, você fique muito emocionado, ainda assim será mais fácil de controlar porque você saberá que essas emoções foram oriundas de um evento específico, e aí, quando ele acontecer, você poderá tomar alguma ação para minimizar o tilt ou até mesmo fazer uma pequena pausa na sua sessão.
Há uma enorme diferença em “runnar” mal e tiltar, mas muitos jogadores não percebem essa diferença. De fato, um dos gatilhos de tilt mais comuns ocorre quando o baralho está te castigando, ou você está recebendo cartas ruins em uma boa mesa ou boas cartas em uma mesa ruim por um certo período, mas isso não significa que um jogador só tilta se estiver sem sorte.
Se você sabe que essas coisas que você não pode controlar terão um impacto maciço na forma como você joga, será mais fácil se evitar ou minimizar esses efeitos e não cair nas armadilhas do tilt.
Conhecer seus gatilhos pode parecer simples, mas exigirá que você jogue mais jogos. Como dominar qualquer habilidade no poker, quanto mais mãos você jogar, melhor você ficará. Você pode até mesmo perder muitas fichas no processo, mas é uma das primeiras coisas que você precisa dominar se quer ser um jogador de poker mais racional e competitivo.
Os gatilhos de tilt variam de jogador para jogador, mas o que separa um profissional dos iniciantes é a capacidade de controlar esses gatilhos de maneira rápida e efetiva.
Quando você está relaxado e concentrado, é um ótimo momento para jogar poker.
O poker pode ser um jogo em que os jogadores ficam sentados e focados durante horas, e isso requer uma ótima preparação física e de mentalidade.
É mais fácil cair na armadilha de suas emoções se você estiver cansado. Como sua mente está constantemente analisando tudo o que acontece na mesa, será mais fácil para você perder o controle de suas estratégias. Portanto, antes de começar um jogo, certifique-se de que você tenha descanso suficiente e deixe todos os problemas que tem fora da mesa.
Estes são fatores simples que podem afetar a forma como você joga, influenciando, em última análise, a facilidade com que você tilta. Lembre-se, cada jogador na mesa está jogando contra você, e eles farão de tudo para derrubá-lo. O jogador que conseguir manter o foco por mais tempo ganha mais jogos e leva o pote para casa.
Os “acidentes de percurso” como coolers e bad beats podem acontecer com qualquer um, mas se deixe afetar por isso. Na verdade, sugerimos não se concentrar muito nisso, pois são coisas irrelevantes a longo prazo.
O que você precisa entender, porém, é que os coolers e as bad beats são irrelevantes e não indicam que você errou ou que “o baralho está contra você”, então não precisa se revoltar. Uma das coisas mais cruciais que você precisa entender no poker é que quando você tem uma mão forte que perde para uma mão ainda mais forte, isso não significa necessariamente que você jogue mal. O mesmo se aplica às bad beats.
É necessária a combinação certa de habilidade, leitura de jogo e intuição para se afastar de um cooler. Até mesmo os profissionais experimentam bad beats e coolers quase que diariamente, mas o que os torna excelentes jogadores é que eles não deixam que isso afete suas emoções. As emoções fazem de você um jogador fraco, e pensar em uma mão irrelevante não trará nada para a mesa a não ser ser um fardo para carregar durante todo o seu jogo.
Os tilts nem sempre estão relacionados com as coisas negativas que aconteceram durante o jogo. Às vezes, os jogadores podem tiltar logo após ganhar um grande pote ou quando está indo bem. Isso pode provocar um excesso de confiança. Parece que é a sua noite de sorte, e você nunca pode perder um jogo. Quanto mais mãos você ganha, mais invencível você se sente.
Infelizmente, à medida que você deixa este sentimento vir à tona e tomar o controle de seu jogo, mais perto você se aproxima do tilt. Quanto mais você se sente imbatível, mais agressivo você se torna. Mesmo que você pense que não pode perder uma única mão, uma mesa errada pode fazer com que você perca todas as suas fichas.
Lembre-se, o tilt pode acontecer com qualquer um, e nem sempre está relacionado à negatividade. Tenha cuidado com qualquer coisa que você sinta enquanto estiver na mesa, pois elas podem causar emoções incontroláveis. Quer você esteja indo bem ou mal, mantenha-se sob controle e nunca deixe nada, a não ser um bom raciocínio e uma observação aguçada, ditar como você joga seus jogos.
Mesmo os profissionais experimentam o tilt quando estão na mesa, especialmente quando estão em torneios. Entretanto, o que separa os profissionais dos iniciantes é entender que é apenas uma parte do poker e não determina realmente suas habilidades gerais.
Saber que o tilt é uma parte do poker tornará mais fácil para você evitar ser muito emocional. Embora seja uma habilidade que qualquer um possa aprender, ninguém pode garantir 100% de controle quando está na mesa.
Se você está jogando poker e não espera que o tilt aconteça em seus jogos, será mais fácil para você se deixar levar pela negação ao invés da aceitação. Ser o jogador mais habilidoso da mesa certamente é o melhor caminho para ser também o mais lucrativo, no entanto, quanto mais cedo você aceita que está em tilt e sem a sua vantagem psicológica sobre seus oponentes, mais rápido você consegue se adaptar e evitar seus efeitos mais devastadores.
Um dos maiores gatilhos de tilt é permitir que palavras e ações o afetem. Ao jogar poker, todos na mesa pretendem tirar suas fichas de você. Eles farão de tudo para isso, inclusive tentar tiltar você. Não é contra as regras falar com outros jogadores, e eles podem lhe provocar com uma “falinha” ou outra, tanto no ao vivo quanto no chat do poker online.
Muitos jogadores irão tentar apertar algum gatilho emocional para lhe distrair e te colocar em tilt. Deixar essas coisas te afetar só será prejudicial ao seu jogo.
Se falarem algo para você, então simplesmente ignore veementemente qualquer provocação a fim de evitar o tilt. Esta é também uma das razões pelas quais os jogadores de poker frequentemente usam fones de ouvido no poker ao vivo. Já no poker online, nossa recomendação é que você desligue o chat e não se preocupe com nenhuma falinha, concentrando-se apenas no seu jogo.
Agora que você tem uma compreensão mais profunda do tilt, como ele acontece e como pode afetar seus jogos, a última coisa que você precisa saber é aprender quando pausar ou até mesmo terminar a sua sessão.
Sair de um jogo de poker nunca é sinal de fraqueza. Na verdade, isso mostra muita autoconsciência e autocontrole, que são dois dos melhores traços que um jogador de poker pode ter.
Não é fácil parar quando se está perdendo e em meio aquela ânsia de recuperar seus buy-ins ou ir bem em um próximo torneio para compensar uma bad beat na bolha que você tomou. Entretanto, lembre-se que a cada nova mão que você recebe sem estar com o psicológico afiado, você é o fish da mesa. Jogar nessas condições acaba com qualquer favoritismo que você possa ter, além de acelerar um processo de tilt que pode ser evitado com uma simples pausa de uma ou duas horas.
É claro, quando se trata de torneios, você não pode simplesmente abandonar a sessão. Portanto, se você ainda está tentando dominar como pode controlar suas emoções, seria melhor praticar em cash games e Sit & Go’s. Este formato de jogo permitirá que você deixe as mesas quando quiser, o que vem a calhar sempre que você sentir que está se fechando para se tiltar.
Já em torneios, levantar-se e ir tomar um ar, um chá, uma água ou até mesmo socar uma almofada por uns 20 minutos, pode lhe ajudar a deixar as emoções de lado, ainda que você deixe de jogar algumas mãos. Isso pode ajudar você a condicionar o seu tilt a uma interrupção, impedindo uma catástrofe em um torneio que você até então estava indo bem e garantir sua vantagem sobre o field.
O maior equívoco que muitos jogadores fazem quando começam a aprender poker é que precisam jogar o poker perfeito para ganhar, seja em torneios ou cash games. Isso não é verdade.
Quando você está na mesa de poker, você perderá muitas mãos, muitos torneios e muitos buy-ins nos cash games. Em um jogo profissional, a única coisa que separa os vencedores dos perdedores é a capacidade de proteger seu stack, minimizar suas perdas, maximizar seus ganhos e não deixar as inevitáveis derrotas lhe afetarem.
Os profissionais sabem que jogar o poker perfeito é impossível. Em vez disso, eles tentam cometer menos erros do que os outros jogadores e garantir que estejam extraindo o máximo de valor de suas mãos e evitando perder muito nas outras ocasiões.
Se você estiver sentado em uma mesa, sempre tentando jogar o poker perfeito, você tiltará em quase todos os jogos que jogar. Ainda que a verdade seja que ganhar no poker depende muito de suas habilidades, a sorte ainda desempenha um papel no fato de ganhar ou não um jogo.
Quando a sorte e a variância estão presentes, é impossível para qualquer um ganhar todas as mãos ou nunca tomar uma fatiada em seu stack. Quando se aceitam essas pequenas verdades e limitações não só do poker mas de si próprio, fica mais fácil entender e controlar o processo de tilt.
Oferecemos, com frequência, uma série de artigos que podem ser acessados gratuitamente em nosso blog, para que você se informe sobre os aspectos que envolvem casas de apostas e o universo do poker.
Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado.
Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!