Melhores dicas para manter o foco nos estudos e poker
Dicas de pokerEstratégia

Melhores dicas para manter o foco nos estudos e poker

Home / Blog & News / Melhores dicas para manter o foco nos estudos e poker
April 13, 2021 2:47 pm | por DM Créditos

FOCO, O SEU MELHOR AMIGO

Antes de dar início à leitura deste artigo, já recomendamos que venha aqui conhecer as primeiras dicas que demos sobre foco. E agora, vamos lá!

As habilidades no poker são desenvolvidas conforme sua experiência nos jogos, porém será através de estudos que você terá uma melhoria contínua. Se dedicar somente aos jogos pode parecer mais agradável, mas conforme você criar uma rotina de estudos logo perceberá mudanças favoráveis.

Os estudos podem envolver vídeos de treinamento que contém diversas informações compartilhadas por jogadores experientes, discussões em fóruns de poker que sejam direcionadas para estratégias e ainda, casualmente, debater com amigos sobre mãos de poker com o propósito de expandir os horizontes e conhecer outros pontos de vista.

Aqui mesmo fizemos uma seleção de artigos que também pode ficar salva para você checar quando for escolher algum tema para estudar.

O fato é que para haver evolução e se tornar a cada dia um melhor jogador e um colecionador de vitórias, no que diz respeito a estudos e principalmente falando sobre a prática, deve-se ter uma capacidade de se concentrar por longos períodos de tempo, o foco é essencial.

É ele que aumentará suas chances, que irá te diferenciar entre os adversários. Podemos dizer que a atenção direcionada chega a ser até mais importante que algum conceito estratégico.

Já ressaltamos no início deste artigo algumas dicas para manter o foco e chegou a hora de acrescentar mais algumas sugestões a fim de facilitar ainda mais o relacionamento entre você e o jogo de poker.

DEIXE SEU TELEFONE EM STAND BY

Facilmente podemos afirmar que o telefone é um aparelho de distração mundial, que dificulta e por vezes chega a impossibilitar a concentração para alguma tarefa específica. Por isso já fica aqui a pergunta: você tem o hábito de olhar o telefone enquanto está jogando?

Se você não é um jogador qualquer, irá responder com sinceridade e nós aqui da DM esperamos que essa resposta seja um “não”. Não vale mentir!

Em torneios facilmente reconhecemos aqueles jogadores que querem se concentrar mais, pois uma das primeiras atitudes é guardar o telefone para direcionar o foco. O jogador que opta por não guardar o telefone já diminui seu avanço nas mesas e consequentemente as suas chances de vitória antes mesmo do início da partida.

O avanço diário da tecnologia nos faz dependentes dela, temos um mundo de facilidade ao alcance das mãos e reconhecemos a importância disso na nossa vida, levando em consideração todas as oportunidades profissionais que o celular disponibiliza e não podemos negar que ele é um facilitador no nosso dia a dia, até mesmo porque é possível utilizá-lo para os jogos online.

Controlar o vício

Ficamos viciados até mesmo sem perceber, por isso é de suma importância que seja criado o hábito de distanciamento do aparelho em momentos determinados.

É possível pegarmos o telefone assim que despertamos, mas não há a necessidade de começar o dia com uma enxurrada de informações, por isso sugerimos que o início do seu dia seja sem ele, sem atualizações de notícias e sem negatividade. Inicialmente temos a sensação de perda, mas como tudo é treino, com o passar dos dias isso se tornará um hábito.

Se você já ouviu falar em dopamina, sabe que ela é um neurotransmissor que leva informações simultaneamente para diversas partes do nosso corpo, ela provoca a sensação de prazer e motivação, seus efeitos durante a visualização de mensagens e notificações chamam muita atenção, o que dificulta o direcionamento do foco na fase inicial de um torneio.

Menos telefone significa mais dinheiro. Pense em fazer qualquer coisa produtiva que evite sua distração, principalmente caso esteja fora da mão. Tente alcançar outros jogadores, preste atenção aos showdown e aprenda mais sobre estratégia.

APROVEITE A MÚSICA

Música é democrática, possui estilos diversos, alguns são especificamente direcionados para foco e atenção, por isso se for válido e proveitoso para você, vale a pena utilizar ela como ferramenta para te manter concentrado ou pelo menos te distraindo o suficiente para não olhar para o telefone ou se perder em seus pensamentos.

Vale ressaltar que música também mantém o bom humor e hoje temos o Spotify, um aplicativo de fácil acesso e segue uma recomendação de playlist: “Concentração para estudar.” As músicas instrumentais favorecem o cérebro, pois por não possuírem letra, a memória fica livre para receber e absorver informações.

Recomendamos também a música clássica, onde muitos pesquisadores já afirmaram sua capacidade de aumentar a produtividade.  E mesmo que ainda não haja um consenso sobre os reais benefícios da música nos estudos, vale fazer o teste, experimentar como som ambiente e descobrir se funcionará para você. Só fique longe de sons agitados e volumes altos, pois eles aumentam a sua tensão!

SAIBA APROVEITAR OS SEUS INTERVALOS

Parece óbvio, mas não poderíamos deixar esse ponto fora dessas dicas. Em torneios ao vivo há em média uma pausa a cada duas horas de jogo, utilize esses intervalos a seu favor. Levante-se, dê uma volta e ative a sua circulação, esses pequenos movimentos ajudarão o seu nível de foco quando retornar ao jogo.

E se você está determinado e levando a sério todas estas dicas, não irá verificar seu telefone enquanto joga, portanto é na pausa que você poderá “perder o seu tempo” nele. Verifique as mensagens, as notificações, se distraia nas contas de Instagram e Twitter, use como quiser durante o intervalo e ao voltar para a mesa, tire novamente seu aparelho telefônico de cena.

RITMO

Existem torneios que podem durar dias e com isso o desgaste é maior, o que chega a justificar não ter 100% de foco do início ao fim. Em torneios com quatro ou mais dias torna-se exaustivo prestar atenção em tudo desde o começo, pois ainda terão dias pela frente.

Se estiver em um evento mais curto, você deve dar o seu melhor e sempre ir atrás do seu melhor jogo desde o início, agora nesses torneios longos fica a opção de ser menos agressivo no primeiro dia, economizando energia para as próximas etapas, utilizando um segundo plano, não observando todos os detalhes de todas as mãos, isso é uma decisão bastante pessoal e consciente de que ali o seu valor momentâneo estará reduzido.

MEDITAÇÃO

A primeira informação aqui é que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo fazem uso dessa ferramenta e afirmam a sua eficácia e aplicabilidade. Se você ainda não experimentou, este é o momento de tentar. E não desista caso pareça difícil ou se achar que não dá conta, já citamos ao decorrer deste artigo que tudo é treino.

No poker você melhora conforme a prática e na meditação não é diferente. Ela é de grande valia para jogos ao vivo e em cassinos lotados onde é preciso resistir a tantas distrações. A meditação inclui benefícios como diminuição de estresse, de ansiedade, melhora a circulação sanguínea e esses são sentimentos que todos os jogadores podem ter.

Aos iniciantes indicamos as meditações guiadas que inclusive são disponibilizadas em aplicativos gratuitos tanto para o sistema iOS como o Android. É uma prática tão eficaz que, por confiar tanto nos efeitos que ela provoca, o Fedor Holz, jogador profissional alemão, que mesmo anunciando sua aposentadoria aos 22 anos, continuou um excelente jogador e ainda criou seu próprio aplicativo de meditação.

E fica aqui a dica de um bom aplicativo caso já queira iniciar a sua prática, procure por Insight Timer. 

FOQUE NO MOMENTO

Podemos pontuar como uma das coisas mais importantes nos jogos, principalmente em casos onde após perder algumas mãos você se distrai pensando que perderá o torneiro inteiro, o seu foco fica no resultado e não no processo.

E há também a possibilidade do oposto, de perder o foco por estar muito confiante. Você deve se manter no momento presente, na mão em que está jogando, sem pensar em quantas foram ou estão por vir, a sua concentração deve estar na mão que estará à sua frente.

 SAÚDE

A condição do seu corpo reflete na sua mente, ele trabalha para manter seu foco aguçado e energizado. E para ter esse equilíbrio é necessária uma dieta balanceada, nada tão complicado, apenas comer e beber de forma saudável e equilibrada com intuito de nutrir o seu corpo para que seu cérebro consiga trabalhar de forma eficiente.

E para isso também é imprescindível uma boa noite de sono, evitar bebidas alcóolicas e drogas e ter alguma prática de atividade física regular e frequente. Jogar poker sentado por horas seguidas pode ser prejudicial, por isso é de suma importância, como já citamos anteriormente, saber aproveitar os intervalos para colocar o corpo em movimento.

Lembre-se sempre que se seu corpo estiver saudável, sua mente também estará. Para finalizar o tópico saúde, recomendamos que não faça refeições pesadas antes de ir para as mesas, pois seu corpo precisará demandar uma energia para essa digestão que consequentemente irá desacelerar seus reflexos e poderá causar sonolência.

Você pode utilizar a estratégia de jejum a curto prazo, diversos estudos comprovam a relação entre o jejum e o aumento da produtividade, é um momento onde seu metabolismo fica mais acelerado, logo você ficará mais alerta e consciente. 

SE CONHEÇA

Pode parecer óbvio, mas uma das dicas para manter o foco é justamente saber reconhecer onde ele está falho. Se esforce para conseguir saber em quais momentos você se distrai, com o que e logo tente descobrir o motivo. Anote esses momentos onde percebeu que sua atenção ficou dispersa e ao se dar conta de cada uma, você já começará uma quebra de padrão.

EXERCITE SUA MENTE

Já falamos muito sobre o corpo, sobre a importância de fazer exercícios regulares e adotar uma alimentação saudável e não podemos deixar de mencionar a importância de exercitar a mente a fim de ter mais clareza e agilidade para a tomada de decisões.

Para manter a mente aguçada vale a pena dedicar alguma hora do seu tempo livre para atividades como palavras cruzadas, quebra-cabeças lógicos e jogos de estratégia. O cérebro também é um músculo, portanto quando mais for trabalhado, mais forte ficará.

Tenha consciência que estabelecer momentos de descanso também é fundamental, tensão e estresse podem bloquear o seu desenvolvimento. Ao fim dos treinos, dos estudos e até mesmo dos jogos, dedique um tempo para algo leve e divertido.

HORA DE APLICAR!

Todas essas dicas para manter o foco podem ser encaixadas em uma rotina, com organização e um pouco por dia em um breve espaço de tempo já será possível perceber melhoras em sua concentração. Deve-se estar atenta a você, sua mente e à capacidade de perceber o momento onde ela divaga.

A atenção plena é importante tanto nos jogos de poker como também em diversos outros jogos, nos esportes e mesmo no ambiente de trabalho. Em nenhuma situação há como ser produtivo se estamos vulneráveis às distrações. 

Esperamos que você siga essas dicas, salve este artigo, deixe de fácil acesso para sempre poder consultar e verificar algum ponto que pode estar esquecendo. A sua rotina deve ser ajustada aos poucos. Conhece alguém que será beneficiado com essas dicas? Compartilhe!

Nós da DM, além de oferecermos segurança e credibilidade na compra de suas fichas online, também nos preocupamos com o seu desenvolvimento nas mesas de poker. Por esse motivo nosso blog é constantemente atualizado sobre temas como dicas e estratégias. Fique ligado! 

Facebook | DM Créditos

Whatsapp: (31) 9 8472-3490